Moradores, comerciantes e proprietários de empresas localizadas na rua José de Queiroz de Matos, no Jardim Grimaldi, estão irritados com a constante interrupção do serviço de telefonia e internet por causa do furto de fios de cobre. O caso mais recente ocorreu na madrugada de terça-feira, dia 2.
“É a décima vez no prazo de poucos meses que o problema acontece. Com isso não consigo trabalhar, receber pedidos e atender clientes. Quem vai pagar meu prejuízo?”, questiona o proprietário de uma empresa de carimbos, João Evangelista. “A empresa de telefonia e a polícia precisam fazer algo para inibir estes crimes”, completou.
Quem também foi prejudicada com o furto da fiação foi a Associação de Idosos Vida Nova, que tem sede em um imóvel que dá fundos para a rua José de Queiroz de Matos. “Nas outras vezes fui até a delegacia prestar queixa, mas, pelo visto não adianta. Da última vez os policiais nem quiseram registrar o boletim de ocorrência, pois alegaram não surtir efeito”, contou a presidente da entidade, Rosa Pinto da Silva. “Será que a empresa de telefonia irá descontar de nossa conta essas horas de interrupção? Tenho certeza que não”, declarou com indignação.
Segundo a presidente, quando a base da Guarda Civil Metropolitana era fixa na praça Torquato Plaza, os casos de furto eram mais esporádicos, mas, com a saída no final de 2009, este e outros crimes aumentaram no trecho. A própria Associação já teve a sede invadida e roubada várias vezes.
O 19º Batalhão de Polícia Militar informou que não há casos de furto de fios registrados no local em questão. Foi ressaltado que a Companhia responsável pela área será orientada a intensificar o policiamento na via e a empresa de telefonia será comunicada para registrar as ocorrências na delegacia.
A Telefônica/Vivo informou na tarde de quarta-feira que o serviço de telefonia foi restabelecido. Foi ressaltado que a empresa tem adotado medidas de prevenção, como instalação de alarmes e colocação de travas nos chassis de caixas subterrâneas. Esclarecido ainda que, nesta região, vem sendo feita a substituição dos cabos de cobre por outro do tipo bimetálico sem valor comercial. Por fim, a empresa garantiu que todos os clientes afetados são ressarcidos por meio de crédito em conta telefônica com o valor da assinatura proporcional ao período em que o serviço apresentou problema.