Os integrantes eleitos para os Conselhos Gestores dos parques municipais tomaram posse no último sábado, dia 24. Ao todo são 422 conselheiros titulares e suplentes que formam 38 Conselhos para participar da gestão de 40 parques municipais. O mandato é de 2023 a 2025. A solenidade foi realizada no auditório de uma universidade na região Central e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do secretário do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena, entre outras autoridades.
O Conselho Gestor do Parque Professora Lydia Natalízio Diogo, conhecido como Parque de Vila Prudente, ficou constituído da seguinte forma com os titulares: Osmar Lemes Dos Santos – 76 votos; Maria Luiza Mazzeo Dos Santos – 71 votos; e Veronica Silva – 20 votos. Suplentes: João Batista Silva – 44 votos; Rosemeire da Silva – 18 votos; e Bianca Helena Soares – 12 votos. A Secretaria do Verde ressaltou que a classificação final leva em conta a paridade de gênero prevista no regimento eleitoral. O Conselho é formado ainda pela entidade Amoviza, representada por Demetrio Dimitrov Neto, e no segmento trabalhador por Rogers Helison Almeida Romão.
Saiba mais
Ao todo, 195 candidatos foram eleitos do segmento Frequentador (123 titulares e 72 suplentes), 56 do grupo Trabalhador (35 titulares e 21 suplentes) e 47 do segmento Entidades (38 titulares e 9 suplentes), totalizando 298 conselheiros escolhidos pela sociedade civil, 86 indicados pelo poder público (43 titulares e 43 suplentes) e 38 administradores, totalizando 422 conselheiros.
Os Conselhos Gestores dos parques municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que acontecem nas áreas verdes. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais.