Comerciantes da rua Ibitirama foram surpreendidos no início da noite da última quarta-feira, dia 2, por uma equipe da Prefeitura fazendo medições no lado par da via, no trecho próximo ao Largo de Vila Prudente. Inicialmente acreditaram que, finalmente, seriam implantadas algumas das benfeitorias pleiteadas há anos e que foram expostas ao subprefeito Caio Luz em uma reunião ocorrida no final de outubro. Uma delas é a renovação das calçadas. Mas, para surpresa de todos, o motivo alegado foi a possível implantação de uma faixa para bicicletas no local. A apreensão aumentou com a informação de que a pintura da ciclofaixa começaria na noite de ontem.
O trecho em questão permite o estacionamento rotativo de carros, através da Zona Azul, e a apreensão dos comerciantes é que uma eventual proibição de parada por causa da faixa para ciclistas impacte ainda mais o comércio, em um ano difícil marcado pela pandemia do coronavírus.
Grupo com cerca de 15 comerciantes, esteve na Subprefeitura de Vila Prudente na manhã de ontem para manifestar o descontentamento (foto). “Fomos atendidos pelo chefe de gabinete que se mostrou disposto a nos ajudar. Já fizemos um abaixo-assinado com mais de 30 assinaturas e foi protocolado ontem mesmo. Estou há 50 anos no local e não é uma rota de ciclistas. Por dia, vejo três ou quatro no máximo fazendo entregas”, destaca Henrique Ribeiro, proprietário de uma ótica.
Conforme a Folha apurou, existe a necessidade de unir a ciclovia da avenida Anhaia Mello aos viadutos Grande São Paulo e Pacheco Chaves que, em breve, receberão estrutura cicloviária ligando a Vila Prudente ao Ipiranga. A Ibitirama seria a alternativa para chegar até a rua Capitão Pacheco Chaves. A reportagem ouviu experientes ciclistas da região que acreditam que existe espaço para o diálogo e que a rua Ibitirama não é a única opção para essa ligação.
No final da tarde de ontem, respondendo aos questionamentos da Folha, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes esclareceu que técnicos da pasta realizaram vistoria nas imediações da rua Ibitirama e do Largo da Vila Prudente para estudar alternativas à implantação da estrutura cicloviária. As possibilidades serão avaliadas em conjunto com representantes dos comerciantes, da Câmara Temática de Bicicleta e da Subprefeitura.