A Secretaria de Segurança Pública, através da Lei 16.771, orienta as Companhias de Polícia Militar a iniciar o programa Vizinhança Solidária. Para implantação, é necessária a participação de representante de um grupo de moradores que manifestam interesse pela iniciativa, podendo contar ainda com o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região.
O Conseg São Lucas, presidido por Daniel Francisco da Paixão, é um dos conselhos locais que está dando andamento no programa, com o auxílio direto da 3ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Miltar, comandada pelo capitão Sérgio Luís Polli, com a assessoria da soldado Catarina Aparecida Almeida.
Índices apontam que o projeto tem colaborado na diminuição da criminalidade na região onde é implantada. “Além disso, o programa aproxima e melhora a interação entre a polícia, o Conseg e a comunidade”, destaca a primeira secretária do Conselho do São Lucas, Andréia Ramos Peres. “Em grupos de Whatsapp, os moradores trocam mensagens entre si e caso haja alguma atitude suspeita, acionam a PM através do 190. O objetivo é que todos olhem por todos”, destaca.
Para implementar o programa Vizinhança Solidária é só entrar em contato com o Conseg ou a Companhia da PM da área onde reside.