A Prefeitura apresentou na manhã desta sexta-feira, dia 13, o novo Plano Cicloviário da cidade que terá o acréscimo de 173 quilômetros de novas conexões e a reforma e melhorias de 310 quilômetros de estruturas já existentes. O projeto prevê ainda o remanejamento de 12 quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, após avaliações que apontaram a falta de integração com outros modais de transporte e equipamentos públicos, além da baixa utilização. O governo municipal afirma que todo quilômetro retirado, será compensado.
Um exemplo de ciclofaixa que será excluída é a da rua Professor Gustavo Pires de Andrade (fotos), na Vila Prudente. Alvo de reclamações desde a implantação, sempre teve baixa utilização e problemas de falta manutenção. A Prefeitura avaliou ainda que não oferece ligação adequada com a rede existente. Em contrapartida, serão construídas conexões na malha cicloviária nas avenidas Anhaia Mello e Dr. Francisco Mesquita, chegando até o Terminal Sacomã.
Entre as novas conexões, foi citado que a ciclovia da Radial Leste, que hoje liga as estações de metrô Itaquera e Tatuapé, ganhará mais 5,7 quilômetros passando a chegar até o Parque Dom Pedro II.
A Prefeitura ressalta que essas novas conexões vão permitir que a população acesse de forma mais fácil terminais de ônibus, trens, metrô, bibliotecas, escolas, parques e postos de saúde.
O modelo de ciclovias e ciclofaixas implantado na gestão passada contemplava sinalização do solo com tinta comum, aplicação de tachão a cada dois metros e obras apenas em ciclovias. O novo Plano Cicloviário prevê sinalização com tinta antiderrapante, aplicação de tachão a cada metro, manutenção de guias e sarjetas, manutenção de drenagem, reconstrução de canteiro, fresa e recapeamento.
“Com essas grandes obras e melhor sinalização, as ciclofaixas e ciclovias terão mais durabilidade, além de proporcionar mais segurança aos ciclistas. Queremos trazer a população cada vez mais para a mobilidade ativa e as novas conexões também foram pensadas nesse sentido, levando os usuários aos pontos de interesse da cidade”, explicou o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram. “As ações devem ser finalizadas até 31 de dezembro de 2020. Mas vamos trabalhar no sentido de acelerar os processos”, afirmou.
De acordo com o governo municipal, o investimento no Plano Cicloviário será de R$ 325 milhões e virá acompanhado de um projeto de recapeamento de R$ 250 milhões. No total, a cidade passará dos atuais 503 quilômetros para 676 quilômetros em 2020, sendo que 73% dessas estruturas se interligarão ao transporte coletivo.
Entenda
As ciclovias são caracterizadas pela pista de uso exclusivo de ciclos, com segregação física do tráfego. As ciclofaixas também são de uso exclusivo de ciclos, mas estão no mesmo nível dos automóveis e contam com segregação visual do tráfego. Desde que foram implantadas, as ciclofaixas e ciclovias reduziram em 61% o número de óbitos de ciclistas na cidade.
Mais informações sobre o Plano Cicloviário: https://cetsaopaulo.blogspot.com/2019/12/prefeitura-anuncia-plano-cicloviario.html