Apesar do programa “Calçada Nova”, implantado no início da gestão do prefeito João Doria (PSDB), passeios sob a responsabilidade do município continuam com problemas na região, como acontece em vários trechos do canteiro central da avenida Paes de Barros. Em março, a Folha mostrou a situação do local, mas nenhum reparo foi realizado.
Um dos pontos mais críticos é na altura do número 1.800. “Utilizo o ponto de ônibus existente aqui perto todos os dias e sempre passo por este trecho, mas sou obrigada a desviar pela rua para não cair nesses buracos”, conta a doméstica Joana de Assis, que passa pelo canteiro central nas proximidades da rua Isabel Dias.
“Não tenho muita expectativa em relação a este programa da Prefeitura. Pelo que estou acompanhando, escolhem apenas um local no bairro ou distrito para receberem reparos. E o restante, continua com problemas? O que adianta então este alarde todo com o ‘tal Calçada Nova’?”, questiona o comerciante José de Almeida Passos.
O programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas tem como principal objetivo a recuperação dos passeios da capital aliada a serviços complementares de zeladoria, como limpeza de vias, corte de mato, conservação de pavimento, entre outros. Até o momento a Prefeitura já realizou 21 edições do Programa. Na região da Mooca está previsto para acontecer apenas em julho, conforme programação divulgada no site da Prefeitura que não informa qual será o local escolhido.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura Regional Mooca e com a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, mas ainda não obteve um posicionamento sobre o passeio da avenida Paes de Barros. (Gerson Rodrigues)