O prefeito Ricardo Nunes (MDB) também vistoriou na segunda-feira, dia 18, as obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente. Ele estava acompanhado do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Com investimento de R$ 16 milhões, a UPA está sendo construída em terreno ao lado da Subprefeitura Vila Prudente, na avenida Alberto Ramos. Estará localizada em frente à estação Oratório da Linha 15-Prata de monotrilho. O funcionamento será ininterrupto de domingo a domingo.
O secretário Zamarco destacou que a unidade vai suprir a falta de pronto-atendimento 24 horas na região. Atualmente a população precisa recorrer à UPA Mooca. Zamarco também confirmou à Folha que no local será instalada uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A UPA Vila Prudente contará com equipe de 385 profissionais, entre especialistas em clínica médica, ortopedia, pediatria e odontologia. Vai abranger uma área com população de aproximadamente 500 mil pessoas e terá capacidade de realizar cerca de 13 mil atendimentos por mês, segundo a Secretaria de Saúde. Será administrada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais).
A estrutura física será composta por sete consultórios médicos; um consultório odontológico; salas de classificação de risco; sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque; uma sala de observação adulto com 15 leitos e outra de observação infantil com cinco leitos; salas de coleta de exames, de medicação, de inalação, de gesso e sutura, raio-X, eletrocardiograma (ECG), farmácia e serviço social. A previsão de entrega da obra é em setembro de 2025.
“A população também terá à disposição um prédio bonito, com paisagismo, mobiliário, iluminação”, disse o prefeito durante a vistoria. (Kátia Leite)