Legislativo: conheça candidatos da região

Neste domingo, dia 6, também serão escolhidos os 55 representantes da Câmara Municipal de São Paulo. Por três edições seguidas, a Folha convidou os(as) candidatos(as) da região para enviarem um breve perfil – o prazo foi encerrado em 25 de setembro (leia mais no Editorial desta semana).

Seguem abaixo os textos encaminhados pelos(as) candidatos(as) ou seus assessores. A Folha se limitou a fazer ajustes para que todos tenham o mesmo espaço. A sugestão é que, após a leitura, o eleitor e eleitora busque mais sobre a história de cada um e as propostas.

Adriano Diogo
Candidato pelo PT. Nasceu em 1949 na Mooca. Geólogo formado pela USP. No período da ditadura foi sequestrado e torturado pelo DOI-Codi de São Paulo, em 1973. Como geólogo, trabalhou no DAEE, na Cetesb, na Sabesp e com hidrogeologia em San Juan, na Argentina. Participou da criação do PT em 1980. Eleito pela primeira vez em 1988, exerceu quatro mandatos de vereador da cidade de São Paulo, trabalhando especialmente nas áreas do meio ambiente, da saúde pública, educação, moradia popular e regiões periféricas. Foi Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente em São Paulo (2003-2004). Também foi eleito três vezes Deputado Estadual (2003 a 2015). Presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva (2012-2015), a primeira desse tipo instituída no Brasil. Coordenou o Setorial de Direitos Humanos do PT de 2017 a 2021.

Caio Luz
Candidato pelo MDB. Ferroviário, tem 35 anos, é casado e pai de dois filhos. Entre 2020 e 2021 foi subprefeito da Vila Prudente e mesmo diante dos piores momentos da pandemia, combateu o descarte irregular de lixo, comandou o maior investimento em acessibilidade de calçadas, e usando tecnologia minimizou os efeitos das enchentes. Também foi subprefeito de Ipiranga e Lapa e secretário de Mobilidade em Mogi das Cruzes. A experiência ensinou que grandes obras mudam a cidade, mas são as pequenas que transformam a vida das pessoas, por isso, crê na mobilidade como agente de transformação. Apresentou ao prefeito seu estudo para ampliação da tarifa zero de ônibus para a sexta-feira à noite, ampliando o acesso ao que a cidade oferece, promovendo economia aos munícipes e incentivando o comércio. Veja mais sobre as propostas em caioluz.com.br.

Claudio Fonseca
Candidato pelo PCdoB. Professor de Ciências Físicas e Matemática, lecionando nas redes públicas. Iniciou sua atividade política no movimento estudantil e desde então, luta ao lado dos profissionais da educação em defesa de seus direitos e da escola pública laica e de qualidade. Atualmente, é presidente licenciado do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (SINPEEM). Foi vereador por três mandatos na Câmara Municipal de São Paulo. É autor de leis, projetos de lei, emendas parlamentares, ações e campanhas que abordam temas como educação, trabalho, defesa dos serviços e servidores públicos, saúde, mulheres, combate ao racismo, LGBTQIA+, bairros e zeladoria, equipamentos e espaços públicos, arte e cultura e a luta central por uma sociedade com democracia, direitos e igualdade social.


Danilo Bifone

Candidato pelo PDT. Nasceu na Mooca, é advogado formado pela USP, servidor do Ministério Público Federal e conselheiro do CADES. Inconformado com ausência de verde na cidade, passou a plantar árvores voluntariamente, com recurso próprio e seguindo a legislação. É fundador do Muda Mooca, grupo que há mais de 20 anos promove o plantio de árvores e a transformação de espaços públicos, iniciativa que se expandiu para outros bairros e que já plantou mais de 30 mil árvores. Foi responsável pela criação da Praça Daniel Bifone, na Mooca, onde antes era local de descarte de lixo e entulho. Como vereador, pretende continuar o trabalho em defesa do meio ambiente, da mobilidade urbana e da causa animal, lutando pela ampliação de áreas verdes, criação de ciclovias e educação em tempo integral, além de melhorar a segurança da região.

Edir Sales

Candidata pelo PSD. Professora, advogada, radialista e vereadora eleita pelo quarto mandato consecutivo, sempre com grande atuação na Zona Leste, em especial na região da Vila Prudente. Sua carreira parlamentar também inclui dois mandatos como deputada estadual, período em que lutou pelo metrô para a Vila Prudente e, mais tarde, para a implantação da Linha 15 – Prata até São Mateus. Também se dedicou para conseguir a retomada das obras do Hospital de Vila Alpina e Hospital do Sapopemba e, recentemente, para trazer a UPA 24 horas para a região. Defende muitas bandeiras. Em 2024, foi reeleita Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e também tem se dedicado a áreas como Saúde, Infraestrutura, Causas Sociais, Direito das Mulheres e Defesa dos Animais, inclusive com a destinação de recursos de Emenda Parlamentar.


Evando Reis
Candidato pelo PDT. Engenheiro eletricista com pós-graduação em Meio Ambiente, ex-subprefeito da Mooca e defensor da Zona Leste. Tem 40 anos de experiência na Gestão Pública. Pretende devolver tudo que aprendeu para a cidade através da prestação de serviços comprometida e eficiente. Não usa dinheiro público na campanha, afirma ser o “1° Vereador Custo Zero da Cidade de São Paulo”. Promete cortar gastos desnecessários, criar um Gabinete Virtual e direcionar recursos para Saúde, Educação, Esportes e Cultura. Também luta por energia estável, cobrando a regulamentação dos postes usados pelas empresas de energia, gerando receita para a cidade. Propõe ônibus grátis para estudantes e trabalhadores de baixa renda, promovendo inclusão e mobilidade e garantindo que os que mais precisam tenham acesso a oportunidades.

Fernando Manso
Candidato pelo PRD. É líder comunitário e ativista da Zona Leste. Com um histórico de atuação em prol da comunidade, busca agora ampliar sua representatividade e levar suas lutas para a Câmara Municipal de São Paulo. Destaca sua trajetória de apoio a ações sociais e a incansável defesa da saúde pública, com foco na melhoria das UBS’s e AMA’s da região. É membro do Conselho Participativo Municipal e do Conselho Comunitário de Segurança Vila Prudente como vice-presidente, buscando sempre soluções para os problemas da região. Recentemente foi homenageado na Câmara Municipal com a medalha comemorativa dos 75 anos do Retorno dos Pracinhas, um reconhecimento que reforça seu compromisso com a cidade e seus cidadãos. Como vereador o objetivo é ampliar o trabalho que já realiza em prol da região e da cidade.

Guilherme Brito
Candidato pelo PSDB. É graduado em administração e gestão pública, pós-graduado em gestão de negócios. Foi subprefeito da Mooca e de Vila Prudente, coordenador de Administração e Finanças da Subprefeitura de Vila Mariana, chefe de gabinete da Subprefeitura de Sapopemba e diretor adjunto da Companhia Paulista de Obras e Serviços. Na Secretaria de Estado da Cultura, foi diretor da antiga Diretoria de Artes e Ciências Humanas, e assessor parlamentar. Também foi assessor parlamentar da Secretaria de Estado da Educação, coordenador do Projeto Avança Brasil junto à Presidência da República e coordenador do programa Fábricas de Cultura junto ao BID. Foi membro do Condephaat, Conselho da Fundação do Patrimônio Energético, Conselho da Fundação CERET, Conselho Estadual de Turismo e Conselho Estadual de Juventude.

Ricardo Teixeira
Candidato pelo UNIÃO. Engenheiro formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial. Com quase 50 anos de experiência na Administração Pública foi responsável por programas para a redução de acidentes de trânsito e pela criação da Faixa Azul para motos. Também foi responsável pelo maior programa de recapeamento da cidade de São Paulo, iniciado no Governo Serra, e permanece na luta pelo recapeamento das ruas e avenidas dos bairros. Foi um dos criadores da Operação Cata-Bagulho, que ainda funciona. Realizou um dos maiores programas de plantio de árvores e acabou com a taxa da CONTROLAR. A parceria com o eleitor faz parte do mandato e todos os projetos de lei são sugestões de moradores. Em 2017 foi eleito o 5° vereador do Brasil com mais projetos apresentados.

Toninho Vespoli
Candidato pelo PSOL. Nascido no Parque São Lucas, é filho de imigrantes italianos e mora na Vila Industrial. Desde a juventude foi militante da Pastoral de Fé e Compromisso Social e engajou-se em movimentos voltados à melhoria da saúde e contra enchentes. Antes de ingressar na política, lecionou Matemática na rede pública municipal e estadual. Fez história ao se tornar o primeiro vereador eleito pelo PSOL em São Paulo. Foi relator do Plano Municipal de Educação, que garante à cidade um dos currículos mais modernos e completos do país. Já no terceiro mandato na Câmara Municipal, este ano foi chamado para ser coordenador político da campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura. É um dos vereadores que mais destinam emendas para a saúde, como divulgou o Estadão, especialmente para unidades de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba.

Vanilda Anunciação
Candidata pelo PT. Mãe, jornalista, militante dos movimentos sociais e populares. Conhece bem a Câmara Municipal, pois foi chefe de gabinete da vereadora Juliana Cardoso, hoje deputada federal. Foi também chefe de gabinete da Subprefeitura de São Mateus. Suas principais atuações são na defesa dos direitos das mulheres e da infância, além da luta pelo fortalecimento do SUS e SUAS, por mais políticas públicas de combate à violência de gênero e por educação pública de qualidade. É oriunda das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e da Pastoral da Juventude. Foi presidente da Associação de Moradores do Jardim Limoeiro (São Mateus) e educadora do MOVA. Ao lado da Juliana Cardoso está presente nas principais lutas por melhorias na Vila Prudente e São Lucas.