A Linha 15-Prata de monotrilho completou 10 anos de operação no dia 30 de agosto. O mês passado também marcou o início da transição para o sistema de operação totalmente automatizado – quando não terá mais controladores dentro dos trens. Apesar dos protestos de metroviários, a Companhia defende que a medida é segura e trará benefícios como o aumento da frota em circulação.
O Metrô afirma ainda que a Linha 15 foi projetada desde o início para operar no modo UTO – Unattended Train Operation, tecnologia que permite que os trens operem de forma remota, semelhante ao modelo utilizado na Linha 4-Amarela.
Desde 18 de agosto, o modelo vem sendo adotado aos domingos. Agora, a Companhia informou que a partir deste sábado, dia 7, a operação dos trens passará a ser 100% automatizada ao longo de todos os finais de semana.
Foi destacado ainda que nesta fase, mesmo aos sábados e domingos, os operadores ainda seguem embarcados dentro dos trens. Mais adiante, a automatização será implantada nos dias úteis fora do horário de pico, até a evolução para todos os períodos.
Dez anos
De acordo com o Metrô, ao longo dessa década foram transportados 160 milhões de passageiros. No último dia 20, a linha também registrou o seu recorde de demanda, transportando 140 mil passageiros em único dia.
Atualmente o ramal tem 14,6 km de extensão e 11 estações entre a Vila Prudente e o Jardim Colonial.