O problema das enchentes na Vila Prudente foi um dos pontos abordados pelo deputado federal e pré-candidato pelo PSOL à Prefeitura, Guilherme Boulos, durante visita ao bairro na última sexta-feira, dia 16. Ele está percorrendo as áreas das 32 subprefeituras da cidade para conversar com a comunidade e debater as necessidades.
O primeiro compromisso foi no Círculo de Trabalhadores, onde atendeu as mídias locais no salão nobre. O evento contou com a presença da deputada federal Juliana Cardoso (PT), do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) e do vereador Toninho Vespoli (PSOL), entre outras lideranças e representantes dos partidos.
A Folha questionou o pré-candidato sobre as enchentes cada vez mais graves na Vila Prudente e o fato de o único piscinão anunciado pela Prefeitura não ser suficiente para conter as cheias da avenida Anhaia Mello. “Essa obra está atrasada e, coincidentemente, deve começar em ano de eleição”, ironizou. “Mas, os técnicos com os quais conversei também afirmam que o piscinão sozinho não dará conta dos alamentos na Anhaia Mello”, afirmou. “Vai precisar de outra obra complementar”.
Boulos afirmou que está desenvolvendo um amplo programa de enfrentando às enchentes e às mudanças climáticas. “Além das obras de drenagem é importante aumentar as áreas permeáveis da cidade, incluindo modelos de pisos para calçadas e asfaltos”.
Boulos também ouviu queixas sobre a gestão das subprefeituras e garantiu que, se eleito, colocará à frente das unidades “uma pessoa que seja moradora e referência na região”. “Tem que ser acessível e conhecer as lideranças pelos nomes. Atualmente, as subprefeituras estão com papel desvirtuado”, afirmou.
Na sequência ele visitou a Favela de Vila Prudente, na rua Dianópolis com a avenida Anhaia Mello, cujos moradores também enfrentam constantes alagamentos. Depois seguiu para compromissos no Sapopemba. (Kátia Leite)