A escola de samba Unidos de São Lucas conquistou o vice-campeonato no Grupo de Acesso 2 do Carnaval da Liga-SP, que reúne as melhores agremiações de São Paulo. Além do troféu, o resultado garantiu vaga para desfilar no Grupo de Acesso 1 no Carnaval de 2025 – última etapa antes do sonhado Grupo Especial.
Com o enredo “O canto das três raças… O grito de alforria do trabalhador” a agremiação foi a segunda a desfilar no dia 3 de fevereiro, levando 600 componentes ao Sambódromo do Anhembi. Foram dez dias de espera até a apuração na última terça-feira, dia 13. A escola do São Lucas somou 269,2 pontos, ficando a apenas 0,6 da pontuação final da campeã X-9 Paulistana, que já soma dois títulos no Grupo Especial.
“Passei tranquilo esses dez dias até o resultado. Entregamos o trabalho, fomos muito bem no desfile, então a responsabilidade estava com os jurados. Mas, teve diretor que mal dormiu”, conta o presidente Adriano Freitas, conhecido por Nanão, atualmente com 46 anos e que desfila na escola desde os 8 anos de idade.
“Foi muito importante voltarmos ao Sambódromo e ter um público maravilhoso. Gostamos muito dessa estratégia da Liga de antecipar o desfile para um final de semana antes”, completa. “Sabíamos que competiríamos com grandes escolas, como a própria X-9 e a Unidos de Peruche. Estudamos os nossos oponentes, tal qual ocorre no futebol e fomos para o desfile com a mente de que brigar de igual para igual. A nossa ideia era não voltar para os desfiles nas ruas e ficar entre os cinco primeiros. Acabamos em segundo”, comemora Nanão.
A equipe contou ainda com o carnavalesco Fernando Dias. A direção de carnaval foi de Raphael Manslione. O mestre de bateria foi Andrew Vinícius e a rainha, Juliana Fênix. O primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira foi composto por Erick Sorriso e Victória Devine. O intérprete oficial foi Tuca Maia, além dos demais animados componentes.
A Unidos de São Lucas, que tem como cores oficiais o vermelho, preto e branco, subiu de grupo pelo terceiro ano consecutivo. Em 2022, a agremiação foi campeã do Grupo de Acesso Bairros I, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). No ano passado, sagrou-se campeão do Grupo Especial de Bairros da Uesp, voltando à Liga-SP e ao Sambódromo. Neste ano, não apenas se firmou entre as grandes, como avançou mais um degrau.
O sonho de voltar ao Grupo Especial, onde já esteve nos anos de 2001 e 2002, está cada vez mais perto de se tornar realidade. Mas, antes de iniciar os trabalhos para 2025, a Unidos de São Lucas abre o Desfile das Campeãs neste sábado, dia 17, às 20h no Sambódromo. (Kátia Leite)
Fotos: Felipe Araújo / Liga-SP