Perigo na reforma de calçadas na rua do Orfanato

Desde o final de junho, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realiza a contestada requalificação das calçadas da rua do Orfanato, na Vila Prudente (leia mais no Editorial). Um dos objetivos da obra é a implantação de piso tátil.

No início da tarde da última quarta-feira, dia 27, a reportagem da Folha flagrou que na esquina com a rua Marques de Praia Grande, o piso tátil termina perigosamente em um obstáculo na guia, o que pode causar acidentes com pedestres, principalmente portadores de deficiência visual. O trecho estava totalmente liberado aos transeuntes, sem qualquer tipo de sinalização. As equipes de trabalhos estão concentradas no quarteirão seguinte, sentido bairro. A empresa responsável pela execução da requalificação é a PCS Obras e Locações Ltda.

A Folha questionou a Secretaria Municipal das Subprefeituras que informou que uma equipe realizará o reparo do calçamento na próxima semana. O isolamento imediato do local será feito nesta sexta-feira, dia 29, até que seja realizado o conserto.

Piscinas públicas são opção na Vila Prudente

No último sábado, dia 23, o complexo aquático do Centro Educacional e Esportivo (CEE) Arthur Friedenreich, na Vila Prudente, voltou a funcionar. O espaço fica aberto das 8h30 às 17h e conta com uma piscina social e uma infantil, além de vestiários.

Para frequentar é necessário ter a carteirinha que pode ser solicitada pelo portal SP 156 da Prefeitura. No final de semana passado, muitos usuários relataram falhas no processo online e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informou que os problemas sistêmicos foram sanados. Ainda de acordo com a Secretaria, o portal tem um passo a passo bem detalhado de como realizar o cadastro e solicitar a carteirinha para frequentar as piscinas.

Também foi disponibilizada a opção do atendimento presencial. Basta comparecer no clube municipal e apresentar na administração uma foto 3×4, cópia do RG, cópia do CPF e cópia do comprovante de endereço. O servidor entregará a carteirinha de forma virtual ou impressa

O CEE Arthur Friedenreich fica na avenida Jacinto Menezes Palhares, 148.

 

Rua Sebastião Preto volta a ter mão dupla

Desde o último sábado, dia 23, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reimplantou a mão dupla de direção na rua Sebastião Preto, entre a rua do Oratório e a avenida Paes de Barros, na Mooca.

A CET voltou atrás de uma decisão tomada em julho de 2019, que provocou muitas reclamações. Na ocasião, transformou a Sebastião Preto em mão única de direção, no sentido da Oratório para a Paes de Barros, o que passou a provocar mais congestionamentos na rua Isabel Dias.

Depois de quatro anos e muitas queixas, o órgão de trânsito afirma que a nova medida tem como objetivo “melhorar as condições de segurança de pedestres e de fluidez no trânsito local”.

Conselho Tutelar: eleição acontece no domingo

A Prefeitura realiza neste domingo, 1º de outubro, a eleição de 260 conselheiros tutelares que terão a responsabilidade de contribuir para garantir os direitos e a proteção de crianças e adolescentes do município. A votação ocorre das 8h às 17h em 325 pontos distribuídos pela cidade – sempre próximos à seção eleitoral do cidadão.

A lista com os nomes e números dos candidatos e os locais de votação podem ser acessadas pelo link: https://l1nk.dev/conselho-tutelar2023, na página da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, que é a responsável pela manutenção administrativa dos Conselhos Tutelares.

Estão habilitados 1.240 candidatos, que disputarão cinco vagas para cada um dos 52 Conselhos Tutelares localizados na cidade, além de suplentes. Na Vila Prudente são 24 candidatos. Na Mooca são 27 concorrentes.

Podem votar cidadãos residentes no município de São Paulo a partir dos 16 anos, em dia com os seus compromissos eleitorais, e de acordo com o Conselho Tutelar da Subprefeitura onde têm o seu título.  O voto é facultativo e é possível escolher até cinco candidatos. Para votar, é preciso apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto, que pode ser o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte ou a Carteira Profissional.

As urnas eletrônicas serão cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Assim como nas demais eleições, para validar o voto será necessário realizar o procedimento de colocar o número de cada candidato e confirmar, até chegar ao FIM. Se você for votar em menos de cinco candidatos, deverá selecionar “BRANCO” até aparecer o FIM.

Maior colégio eleitoral do país, São Paulo teve nas últimas eleições para conselheiros tutelares cerca de 150 mil votantes.

Saiba mais

Os Conselhos Tutelares foram criados a partir da aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), instituído em 13 de julho de 1990. Segundo o artigo 131 do ECA, os Conselhos são órgãos autônomos e independentes, que têm como função a garantia e a proteção integral de crianças e adolescentes.

Ligação da Henry Ford: projeto está na Câmara

A São Paulo Urbanismo informou à Folha que no Projeto de Lei 723/2015 da Prefeitura, que trata da Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí, há previsão expressa de “implantação de conexões da avenida Henry Ford à avenida Anhaia Melo e à rua Guamiranga”.

Ainda de acordo com o órgão municipal, “a intervenção poderá prever conexão em desnível sem prejuízo do funcionamento do ramal ferroviário”. A inclusão no Programa de Intervenções da Operação Urbana autoriza, uma vez que o Projeto de Lei for aprovado, a destinação de recursos para elaboração e implantação da conexão.

O Projeto de Lei que institui a Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí foi encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal em 2015. Em julho de 2021, o texto foi aprovado em primeira votação e, desde então, aguarda ser votado em definitivo.
Questionada pela Folha sobre a demora, a Câmara Municipal informou na última quarta-feira, dia 12, que “o projeto está tramitando, tanto que foi alvo de discussões em reunião do Colégio de Líderes em agosto”. Na ocasião, foi informado que já passou por 15 audiências públicas e que outras devem ocorrer. Foi ressaltado ainda que “a Câmara está trabalhando em um texto final do projeto para a segunda e definitiva aprovação”. Atualmente o substitutivo está sob responsabilidade da Comissão de Política Urbana.

A ligação do final da avenida Henry Ford com a alça da avenida Anhaia Mello, sob o viaduto Grande São Paulo, na Vila Prudente, é uma reivindicação feita pioneiramente pela Folha há quase 30 anos. O trecho é interditado por um ramal ferroviário subutilizado atualmente. A conexão das vias beneficiará o carregado trânsito das ruas Capitão Pacheco e Chaves e Dianópolis. (Kátia Leite)

 

Parque Sabesp: sem data definida para reabrir

Na manhã da última segunda-feira, dia 18, a Folha acompanhou a visita do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) ao Parque Sabesp Mooca. A área na avenida Paes de Barros está interditada ao público desde o início do ano para manutenção, após novos afundamentos e danificações do piso que compreende grande parte do parque inaugurado há nove anos, em setembro de 2014.

Morador do bairro e frequentador do espaço, o deputado questionou a Sabesp sobre a demora para reabertura e foi convidado para ir ao local. Foi recebido pelos gerentes da Regional Mooca, Pasquale Alberto Liso e Douglas Rodrigues da Silva, de relacionamento com o cliente e de manutenção, respectivamente.

Os gerentes explicaram que o parque foi construído sobre o segundo maior reservatório da América Latina, com capacidade para 76 milhões de litros de água, e, por segurança tem um piso flutuante que exige restrições de funcionamento, nem sempre respeitadas por frequentadores. Segundo eles, um dos problemas foi com grupos de skatistas que entraram escondidos no local e fizeram manobras sobre o piso.

Além de dificuldades com a licitação para agilizar a obra de manutenção, explicaram ao deputado que estão tentando aumentar a área gramada do parque e estudando novas regras de utilização para evitar a repetição do problema com o piso após a reabertura, que segue com prazo estipulado “até o final do ano”. Outra medida será contratar um zelador para dialogar com a comunidade.

Fiorilo ressaltou que todas as vezes que esteve no local constatou boa presença de usuários, o que demonstra a importância do parque ser reaberto. (Kátia Leite)

 

Deputado Paulo Fiorilo (PT) entre os gerentes da Sabesp, Pasquale Alberto Liso e Douglas Rodrigues da Silva

 

 

 

Altas temperaturas: Prefeitura monta operação especial

A semana termina com forte calor e baixos índices de umidade do ar. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, podem ocorrer recordes de temperatura máxima na cidade entre a sexta-feira, dia 22, e o domingo, dia 24.

Pensando no impacto das pessoas em situação de rua, a Prefeitura criou a Operação Altas Temperaturas. A ação teve início na quarta-feira, dia 20, e tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Sabesp.  Será adotada quando os termômetros atingirem 32ºC. 
Entre as principais ações estão a instalação de dez tendas em pontos estratégicos da cidade, com fornecimento de água. Uma delas fica na Mooca, na praça Cid José da Silva Campanella.

Também haverá reforço na compra de ventiladores em unidades de acolhimento, disponibilização de ambulância para atendimento emergencial e reforço da oferta de acolhimento na rede, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento.

Leia mais no Editorial.

 

Altas temperaturas: atenção para os idosos

Com o aumento das temperaturas, casos de desidratação são mais frequentes. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, nos idosos, ela se apresenta principalmente com confusão mental, agitação e prostração, além de efeitos que podem ser observados na pele, como maior flacidez ou aparência ressecada. Os idosos também podem ser acometidos por tontura e quedas.

Caso seja identificado qualquer sinal ou sintoma de desidratação, o idoso deve procurar orientação nas unidades de saúde. Em caso de emergência o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Para prevenir é importante o consumo de líquidos, principalmente de água. Outras formas de evitar quadros de desidratação são evitar a exposição ao sol em horários de pico e manter os ambientes ventilados, além de usar roupas frescas.

Fábrica de anéis de concreto da Linha 2

O Metrô entregou nesta quarta-feira, dia 20, a fábrica de anéis de concreto que vai fornecer as estruturas de revestimento dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Penha. O novo galpão tem 2,5 mil m², fica no Pátio Itaquera do Metrô e tem capacidade para produzir 56 segmentos de anéis por dia.

Contando com dois turnos de trabalho e 100 pessoas envolvidas nas atividades, a nova fábrica será a responsável pela produção de 29.414 segmentos de concreto, compondo assim os 4.202 círculos de anéis que vão revestir os quase 7 km do túnel da via entre a Vila Prudente e a Penha.

A produção de cada anel envolve um processo de cerca de 6 horas para montagem da armação, moldagem e cura a vapor do concreto, possibilitando que as peças sequem com a resistência adequada para estocagem.

Além de estrutura para a fabricação das aduelas (anéis), a fábrica também foi dotada de um exclusivo laboratório para os ensaios de controle tecnológico que permitirá maior agilidade na verificação da qualidade do concreto, bem como um pátio de estoque dos anéis em uma área de 16,7 mil m².

Os anéis de concreto que serão fabricados vão ser utilizados pela máquina tuneladora Shield, popularmente conhecida como “Tatuzão”, que vem sendo montada e vai escavar o túnel e revesti-lo com essas peças.  Sua operação será feita com a construção do túnel em direção ao Poço Falchi Gianini, que fica entre as estações Vila Prudente (já em operação) e Orfanato, que é a primeira do novo trecho. Depois o Shield vai escavar o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.

A ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

SUB-VP distribui senhas para castração gratuita

Neste mês haverá castração gratuita de cães e gatos na Subprefeitura Vila Prudente (SUB-VP). Na próxima quarta-feira, dia 20, serão distribuídas 500 senhas, a partir das 10h e até o término das vagas.

É necessário comparecer presencialmente para retirada das senhas na avenida do Oratório, 172, Jardim Independência (em frente à estação Oratório da Linha 15-Prata). O responsável deve ser maior de 18 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência na cidade e no nome de quem fizer o cadastro.

A castração será agendada para os dias 26, 27 e 28 de setembro e será realizada na própria Subprefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a entidade UMES – Estimakão.

Saiba mais

Por meio do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, a Prefeitura oferece cirurgias de esterilização para animais entre 3 meses e 10 anos, que sejam residentes na capital.

A castração, além de evitar o desenvolvimento de doenças sérias, como o câncer, ajuda a evitar que os animais procriem, de maneira indesejada, gerando mais abandono e sofrimento”, explica a responsável pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico, Analy Xavier.