O Governo do Estado iniciou nesta semana, uma grande operação para o transporte das peças da tuneladora que será responsável pela escavação dos túneis do prolongamento da Linha 2 – Verde do Metrô. Conhecido popularmente por Tatuzão, o equipamento desembarcou desmontado no começo do mês passado no Porto de Santos, vindo da China, e após o desembaraço aduaneiro, está sendo encaminhado em etapas à capital paulista.
O principal e maior componente, o Main Drive, em formato de turbina, começou a ser transportado na madrugada da terça, dia 6. A peça gigantesca tem 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. Sozinha pesa 190 toneladas. Nesta semana também foram enviadas para São Paulo as outras quatro mais pesadas peças do Tatuzão. O deslocamento através das rodovias do Sistema Anchieta Imigrantes e do Rodoanel exige minuciosa operação com bloqueios na madrugada e as carretas trafegando em baixa velocidade pelas estradas.
A chegada das peças em São Paulo está provocando outra grande logística da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Desde a quarta-feira, dia 7, foi montada operação para acompanhar a travessia das carretas pela cidade até a praça Mario Broco, na Vila Formosa, onde o Tatuzão será montado no canteiro de obras do Metrô, conhecido como Complexo da Rapadura. Os bloqueios pontuais entre 23h30 às 5h do dia seguinte acontecem nas avenidas Sapopemba, Ragueb Chohfi, Aricanduva e Guilherme Giorgi, entre outras vias. Além da CET, equipes das concessionárias de iluminação pública, telefonia e transmissão de dados acompanham todo o itinerário previsto.
O transporte das demais peças do Tatuzão prosseguirá nas próximas semanas. Fabricado pela China Railway Engineering Equipment Group (CREG), quando estiver montado, pesará 2.740 toneladas com 11,66 metros de diâmetro e 100 metros de comprimento. Terá a missão de escavar cerca de 7,5 quilômetros de túneis, a uma profundidade que pode chegar a 41 metros. De acordo com o Metrô, a máquina é o maior Tunnel Bore Machine (TBM) já entregue na América do Sul.
O prolongamento da Linha 2 vai ligar a Vila Prudente com a Penha, com oito novas estações e 8,4 quilômetros de vias. (Kátia Leite)