Desde que a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô anunciou o projeto de prolongamento da Linha -15 Prata de monotrilho para o Ipiranga, vários questionamentos surgiram na região. Um deles é como o ramal elevado vai superar a rede de alta tensão das enormes torres que atravessam a avenida Anhaia Mello – a sequência de colunas do monotrilho está parada justamente neste ponto. Pouco adiante, outros desafios: o afunilamento do corredor devido ao viaduto Grande São Paulo e a necessidade de desapropriações na Favela de Vila Prudente.
É o único trecho que falta para a Linha 15 percorrer o canteiro central da avenida Anhaia Mello de ponta a ponta. A proposta do Metrô é construir mais 1,8 km de extensão ao Ipiranga, onde haverá integração com a Linha 10 – Turquesa da CPTM, diminuindo o fluxo de passageiros na estação Vila Prudente das linhas 2 e 15.
O Metrô informou à Folha nesta semana que está concluindo o processo de contratação da obra. Para a implantação do novo trecho da via elevada de trilhos confirmou que será necessário o alteamento – processo de aumento da altura da estrutura – da rede de transmissão elétrica do local. Não informou se já existe previsão de quando será realizado o alteamento.
Sobre a desapropriação de imóveis na Favela de Vila Prudente, o Metrô afirmou que vai construir 60 unidades habitacionais para o reassentamento de famílias em situação de vulnerabilidade. Informou ainda que deverá acontecer na própria região da Vila Prudente. A Folha questionou se já houve definição do local e aguarda o pronunciamento da Companhia.
Sobre o cronograma de implantação do prolongamento da Linha 15, o Metrô esclareceu que os prazos serão estabelecidos com o avanço da contratação que está em curso. Conforme os anúncios anteriores do Metrô, a contratação da obra devia ter ocorrido em 2022. (Kátia Leite)
Não previram as Torres elétricas quando fizeram o projeto? É vergonhoso esse projeto.