Carnaval: Unidos de São Lucas é campeã

A Unidos de São Lucas venceu o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). A agremiação somou 269,8 pontos e conquistou a vaga no Grupo de Acesso 2 da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). A vitória garantiu ainda o direito de desfilar no Sambódromo do Anhembi em 2024.

A escola de samba desfilou no Butantã, no início da madrugada da terça-feira, dia 21. Levou para a avenida o enredo “Jongo” e mais de 500 animados componentes. Convenceu os jurados que distribuíram notas 10 – incluindo todas de bateria, mestre sala e porta bandeira, alegoria e samba-enredo, entre outros quesitos.

A agremiação está com nova diretoria desde setembro 2020 e comemora o segundo título consecutivo: em 2022 venceu pelo Grupo de Acesso de Bairros I.  Também festeja o sonhado retorno à Liga e ao Sambódromo, que representam melhor estrutura para crescer e montar um desfile ainda mais competitivo. “Desfilando em avenidas como ocorreu neste ano, não podemos ter uma alegoria com mais de seis metros de altura, por causa de postes e fiações nas ruas. No Anhembi, os carros atingem 16 metros de altura e temos local adequado para montá-los”, compara o presidente Adriano Ferreira de Freitas, o Nanão, que se considera cria da escola, onde está desde os seis anos de idade. Em 2024, também será possível levar quase o dobro de componente.

A Unidos de São Lucas já desfilou pelo Grupo Especial da Liga, considerada a elite do Carnaval de São Paulo, nos anos de 2001 e 2002 e segundo Nanão, a meta é devolver a escola “para onde nunca devia ter saído”. “É fundamental o apoio da comunidade. Temos tradição, mas o material humano é o que faz a diferença. Nossa quadra está aberta, a família é muito bem vinda, somos um espaço de cultura”, destaca Nanão. (Kátia Leite)

 

Veja o resultado das escolas de samba da região

Neste Carnaval, duas escolas de samba da Mooca desfilaram pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), que reúne as principais agremiações do carnaval paulistano. A Mocidade Unida da Mooca entrou no Sambódromo pelo Grupo de Acesso e agradou os jurados. Por pouco não conquistou uma vaga na elite do Carnaval paulistano. Terminou na quarta colocação, com 269,9 pontos, empatada com a tradicional Nenê de Vila Matilde, que no critério de desempate ficou na terceira posição. A campeão do grupo foi a Vai-Vai, também empatada em pontuação com a Camisa Verde e Branco. Ambas somaram 270 pontos.

A Uirapuru da Mooca disputou pelo Acesso II, no Anhembi. Terminou na sétima posição, com 269,7 pontos, e permanece no mesmo grupo em 2024.

Unidos de São Lucas é a grande campeã da UESP.

As demais agremiações locais desfilam pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). A Dragões de Vila Alpina entrou na avenida Alvinópolis, na Vila Esperança, pelo Acesso de Bairros I, mas não conseguiu impressionar os jurados. Acabou em última posição com 172,1 pontos e foi rebaixada.

As duas escolas da Vila Prudente estão no Acesso de Bairros III da UESP e também desfilaram na Vila Esperança. A Raízes de Vila Prudente (foto) conquistou a quinta colocação com 178,8 pontos. “Trabalhamos para vencer, mas comemoramos bastante o quinto lugar, porque tivemos contratempos de última hora e conseguimos superá-los para colocar a escola completa na avenida”, afirma Márcio Neves, presidente da Raízes. A Cabeções de Vila Prudente terminou na décima posição com 177,9. Ambas se mantiveram no mesmo grupo.

 

Litoral norte: prioridades para doação

A tragédia ocorrida no litoral norte paulista durante o Carnaval tem provocado uma corrente de doações de itens essenciais às vítimas. O Fundo Social de São Paulo e a Defesa Civil anunciaram que vão priorizar a partir desta sexta-feira, dia 24, o recebimento de alimentos não perecíveis e água mineral. Em relação às roupas e calçados, a estimativa da Defesa Civil é de que há cerca de 10 toneladas desses itens no Depósito do Jaguaré, quantidade suficiente para as famílias que perderam bens materiais. Também continuam sendo necessárias a doação de materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de produtos para cães e gatos.

Na região, alguns dos pontos de doações são:
Sede do 21º Batalhão de Polícia Militar Metropolitana: rua Celso de Azevedo Marques, 454, Mooca. Informações pelo telefone: 2605-1114.
Igreja Batista Boas Novas: vai montar um drive-thru para coleta neste sábado, dia 25, das 9h às 17h. Rua Manaiás, 50, Vila Prudente. Quem preferir contribuir em dinheiro, a chave PIX é sos@boasnovas.org.br.