A Unidos de São Lucas venceu o Grupo Especial de Bairros da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). A agremiação somou 269,8 pontos e conquistou a vaga no Grupo de Acesso 2 da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). A vitória garantiu ainda o direito de desfilar no Sambódromo do Anhembi em 2024.
A escola de samba desfilou no Butantã, no início da madrugada da terça-feira, dia 21. Levou para a avenida o enredo “Jongo” e mais de 500 animados componentes. Convenceu os jurados que distribuíram notas 10 – incluindo todas de bateria, mestre sala e porta bandeira, alegoria e samba-enredo, entre outros quesitos.
A agremiação está com nova diretoria desde setembro 2020 e comemora o segundo título consecutivo: em 2022 venceu pelo Grupo de Acesso de Bairros I. Também festeja o sonhado retorno à Liga e ao Sambódromo, que representam melhor estrutura para crescer e montar um desfile ainda mais competitivo. “Desfilando em avenidas como ocorreu neste ano, não podemos ter uma alegoria com mais de seis metros de altura, por causa de postes e fiações nas ruas. No Anhembi, os carros atingem 16 metros de altura e temos local adequado para montá-los”, compara o presidente Adriano Ferreira de Freitas, o Nanão, que se considera cria da escola, onde está desde os seis anos de idade. Em 2024, também será possível levar quase o dobro de componente.
A Unidos de São Lucas já desfilou pelo Grupo Especial da Liga, considerada a elite do Carnaval de São Paulo, nos anos de 2001 e 2002 e segundo Nanão, a meta é devolver a escola “para onde nunca devia ter saído”. “É fundamental o apoio da comunidade. Temos tradição, mas o material humano é o que faz a diferença. Nossa quadra está aberta, a família é muito bem vinda, somos um espaço de cultura”, destaca Nanão. (Kátia Leite)