A Prefeitura, por meio da Secretaria das Subprefeituras, foi homenageada na sexta-feira passada, dia 14, durante cerimônia realizada pela World Green City Awards, na Coreia do Sul, pela instalação de jardins de chuva e recebeu certificado internacional de boas práticas. Os jardins de chuva são áreas verdes que somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais. Têm como finalidade ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos.
Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Por meio das subprefeituras, a Secretaria já implantou mais de 200 unidades na capital desde 2017. Na região da Subprefeitura de Vila Prudente há um grande jardim de chuva na rua Pinheiros Guimarães (foto), no espaço de uma antiga rotatória. Também foram instaladas unidades na rua José da Nóbrega Botelho esquina com a rua Caetano Pimentel do Vabo, na praça Sônia Aparecida de Lima e na rua Antenas com a rua Mata Machado.
“A implantação de áreas verdes é muito importante para diminuir a aridez da cidade. Porém mais do que isso, os jardins de chuva têm como diferencial a capacidade de drenar a água que até então ficava acumulada no asfalto”, declarou o secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi. A previsão da Prefeitura é entregar 400 unidades até o final de 2024.
Jardim de Chuva: São Paulo recebe certificado internacional
1 Comentários
Gostaria de saber quem foi o jenio que destruiu o jardim de chuvas em frente ao cemiterio. Nao durou um ano. Desperdicio total de dinheiro publico