O Metrô informou nesta semana que encomendou a máquina Shield, conhecida como Tatuzão, para construir os túneis da ampliação da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha. A tuneladora será fabricada na China e chegará ao Brasil em 2023.
O maquinário foi adquirido da empresa China Railway Engineering Equipament Group, através do Consórcio Linha 2 Verde, contratado pelo Metrô. O equipamento terá aproximadamente 100 metros de comprimento, com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro – o tamanho da roda de corte determina a medida do túnel que será construído ao longo dos mais de oito quilômetros de extensão a partir do poço Falchi Gianini, na Vila Prudente.
Além da roda de corte, que fica na frente da máquina, o Shield conta com estrutura de apoio para movimentá-lo, instalar os anéis de concreto que revestem os túneis e também para a remoção de terra escavada. Ao todo, a estrutura pesa cerca de 500 toneladas.
Logística
Quando chegar ao Brasil, o Tatuzão será montado e iniciará os trabalhos na região da Vila Formosa, no canteiro de obras do complexo Rapadura. A máquina partirá primeiro em direção ao poço Falchi Gianini. Depois o Shield vai escavar o trecho entre o complexo Rapadura e a Penha.
Metrô encomenda Tatuzão para expansão da Linha 2
0 Comentários