A escola de samba do Parque São Lucas entrou na pista do Autódromo de Interlagos na madrugada do último sábado, dia 23, com 350 componentes entoando o tema “De Vila Esperança ao Centenário da Águia da Central – Seo Nenê o Baluarte do Samba, São Lucas 40 anos”. Uma homenagem para o sambista Nenê de Vila Matilde e para a própria Unidos do São Lucas. Competindo com outras onze agremiações, a escola da região sagrou-se campeã do Grupo de Acesso Bairros I, da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP).
É mais um importante passo na luta do grêmio para voltar a brilhar entre as grandes do Carnaval de São Paulo. A Unidos do São Lucas já esteve no Grupo Especial da Liga que desfila com destaque no Sambódromo do Anhembi, mas enfrentou uma sucessão de quedas nos últimos anos.
Com o resultado deste Carnaval, estará no Grupo Especial de Bairros da UESP em 2023, última etapa antes de retornar para os grupos de acesso da Liga. “Nossa história é de carnaval competitivo. Queremos voltar ao que a Unidos de São Lucas foi no passado”, afirma o presidente Adriano Ferreira de Freitas, o Nanão, que assumiu a escola durante a pandemia. “Fui eleito em setembro de 2020, após ser vice na gestão anterior. Mas, estou na Unidos desde os meus oito anos de idade. Pedimos que a comunidade volte a acreditar na escola e nos apoie. Juntos somos mais fortes”, finaliza Nanão que afirma que por causa do calendário mais apertado (os desfiles devem voltar para fevereiro em 2023), o tema do próximo ano já está sendo trabalhado e será divulgado em breve.
Mais agremiações
Pelo Grupo Especial da Liga, a Acadêmicos do Tatuapé teve problemas no desfile e terminou na 12ª colocação, apenas 0,2 à frente da Colorado do Brás e da Vai-Vai que foram rebaixadas. Pelo Grupo de Acesso I, a Mocidade Unida da Mooca ficou na quarta colocação, na frente de X-Paulistana e Camisa Verde e Branco, entre outras destacadas escolas da cidade. No Grupo de Acesso II, a Uirapuru da Mooca ficou na quinta posição e a Imperador do Ipiranga na oitava. Todas desfilaram no Sambódromo.
Unidos de São Lucas é campeã e sobe de grupo