O Metrô realizou no fim de semana, megaoperação de mais de 30 horas ininterruptas para revestir a laje do poço da futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde. Foram utilizados 4,5 mil m³ de concreto.
Os trabalhos foram iniciados à meia-noite do sábado, dia 5, e se estenderam até a manhã do domingo, dia 6, envolvendo três turnos de trabalho com 400 pessoas cada, além de uma logística com 100 caminhões betoneiras que fizeram 570 viagens entre as usinas fornecedoras de concreto e o local de lançamento.
O concreto foi lançado por três grandes bombas que garantiram fluxo de 150 m³/hora, distribuídos em 10 camadas com aproximadamente 30 centímetros cada, sobre 760 toneladas de barras de aço, que compõem a armação estrutural da laje. O Metrô explicou que a megaoperação é necessária para garantir a qualidade do concreto, de forma a evitar juntas entre suas camadas, garantindo mais tempo de vida útil à estrutura do poço e sua laje.
O poço tem 42 metros de diâmetro por 43 metros de profundidade e é a maior estrutura da futura estação, onde serão construídos os acessos do nível da rua até as plataformas. Ao fundo está a laje com três metros de altura, de onde se darão o início das escavações dos túneis por onde passarão os trens do novo trecho da Linha 2-Verde.
A estação Vila Formosa está sendo construída na confluência da avenida Eduardo Cotching com a rua Tauandê.
Faz parte da ampliação da Linha 2 entre Vila Prudente e a Penha, com 8,4 km de extensão e oito novas estações. A meta é concluir o trecho em 2026.
Metrô realiza megaoperação de concretagem na estação Vila Formosa
0 Comentários