Metrô entrega 11ª estação da Linha 15

Acontece na manhã desta quarta-feira, dia 29, a entrega da estação Jardim Colonial da Linha 15-Prata, que acrescenta trecho de 1,75 km ao ramal de monotrilho. A inauguração será feita pelo governador em exercício Rodrigo Garcia (PSDB).

Porém, antes da inauguração, os usuários da Linha 15 iniciaram o dia sem o transporte. Por causa de uma falha no sistema de sinalização e controle, os trens não circularam e os ônibus do Paese foram acionados até a equipe de manutenção solucionar o problema.

A estação Jardim Colonial é a 11ª a entrar em operação na Linha 15, que começa na Vila Prudente e atinge agora 14,6 km de extensão. De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, a nova parada reduzirá em até 34 minutos o tempo de viagem dos usuários até o Centro.

Inicialmente a nova parada irá funcionar em horário reduzido das 10h às 15h, todos os dias, com cobrança de tarifa.

A expectativa é que de Vila Prudente a Jardim Colonial, a Linha 15 atenderá a mais de 400 mil pessoas por dia.

Histórico

A Linha 15 é o primeiro monotrilho de alta capacidade do Brasil. Os trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas a cerca de 15 metros de altura. As obras do ramal começaram em novembro de 2009, mas houve muitos atrasos e problemas. As duas primeiras estações – Vila Prudente e Oratório – foram inauguradas somente em agosto de 2014 e apenas mais de dois anos depois, em outubro de 2016, passaram a operar das 4h40 à meia-noite, mesmo período da Linha 2-Verde com a qual faz integração.

Quatro anos depois das duas primeiras inaugurações, foram entregues outras quatro paradas em abril de 2018: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.  As próximas estações abertas foram: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O ramal conta ainda com o Pátio Oratório de trens, no bairro do Jardim Indepedendência.

Prefeitura inicia testagem rápida para Influenza A e B

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou que disponibilizará a partir desta quinta-feira, dia 30, a testagem rápida para o diagnóstico de Influenza A e B (gripe). De acordo com a Prefeitura, a iniciativa é inédita na cidade.

O governo municipal adquiriu 150 mil testes que serão utilizados em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os novos testes são destinados aos pacientes que estão procurando as UBSs com sintomas respiratórios. Desde a semana passada, esse atendimento é feito sem a necessidade de agendamento.

Segundo a Prefeitura, a decisão faz parte do esforço para o enfrentamento aos casos provocados pelo vírus influenza.

Vacinação

A SMS segue com a vacinação contra a Influenza. Desde esta terça-feira, dia 28, está aberta para o público em geral (a partir de seis meses de vida). A imunização é válida para quem ainda não tomou a dose em 2021.

Em novembro de 2021, a SMS registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, até esta segunda-feira, dia 27, a SMS registra um total de 238.081 pessoas com quadro respiratório, sendo 108.835 suspeitos de Covid-19.

Metrô: acesso da rua Cavour é ampliado


Desde a inauguração da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde, em agosto de 2010, usuários reclamavam da entrada pela rua Cavour, que era composta apenas por uma estreita escada e sem acessibilidade para cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção. Mais de dez anos depois, o Metrô corrigiu o problema.

Foi entregue ontem, dia 22, o novo acesso Cavour da estação. A entrada foi reformulada e ampliada com uma escada maior e uma nova rampa para acessibilidade. Também foi construído um deck de madeira e bancos, além do aumento da iluminação. O secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô , Silvani Pereira, estiveram presentes.

A ação faz parte de um projeto maior em andamento para ampliação de todo o complexo de estações da Vila Prudente, que inclui os terminais das linhas 2-Verde (subterrânea) e 15-Prata (elevada). O objetivo é melhorar o atendimento após o aumento da demanda de passageiros e também por causa das extensões já em curso da Linha 2 até Penha (futuramente chegará a Guarulhos) e da Linha 15 até Cidade Tiradentes (e em licitação até Jacu Pêssego).

O Metrô informou que está investindo R$ 54 milhões no projeto de ampliação do complexo Vila Prudente que contempla mais escadas rolantes, novos sanitários e aumento da iluminação, para melhorar o fluxo de circulação e oferecer mais conforto aos passageiros.

Na estação da Linha 2 serão instaladas mais quatro escadas rolantes – duas em cada plataforma, melhorando o acesso aos trens. Novos e maiores sanitários com cabines acessíveis serão construídos na área da integração, possibilitando a desativação dos atuais que estão no mezanino e aumentando a área de passagem. Na estação Vila Prudente que recebe os trens do monotrilho a iluminação do mezanino será reforçada.

Ainda segundo o Metrô, o entorno do complexo também será beneficiado com a reforma das calçadas, paisagismo e a construção de um espaço para uso comercial com acesso pelo lado externo da estação, voltado para a avenida Anhaia Mello. Também na Anhaia Mello, será feito um recuo maior para a parada de veículos – outro problema apontado por usuários desde a inauguração da estação de metrô.

A previsão é que todo o projeto esteja concluído em 2023.

Rodízio retorna 17 de janeiro

Desde o dia 20 de dezembro, o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso para os veículos de passeio (automóveis). De acordo com a Prefeitura, a operação volta a vigorar em 17 de janeiro.

Nesse período, continuarão valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Ano Novo sem obra antienchente na Anhaia Mello

O governo municipal destacou na semana passada que a Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB) desenvolve atualmente projetos para a construção de 15 novos piscinões na capital paulista, que representam um investimento de R$ 755 milhões em obras de drenagem. A má notícia para a região é que dos 15 anunciados, a Prefeitura menciona apenas três reservatórios cujas obras serão iniciadas no primeiro semestre do ano que vem e outros três previstos para o restante de 2022. A Vila Prudente não está incluída nas obras do próximo ano.

Há anos existe a promessa de construção de um reservatório sob o campo de futebol do CEE Arthur Fridenreich, na esquina das avenidas Anhaia Mello e Jacinto Menezes Palhares. O principal objetivo do projeto é conter os constantes transbordamentos do córrego da Mooca, que passa sob a Anhaia Mello. O problema ocorre há décadas e se agrava a cada ano. As enchentes são mais violentas.

Questionada pela Folha, a Prefeitura, por meio da SIURB, informou que o reservatório da Mooca terá a capacidade para armazenar até 134.557,35 mil m³, o equivalente a 53,8 piscinas olímpicas. O projeto executivo foi finalizado neste ano e a previsão é que a obra beneficiará cerca de 232 mil pessoas que moram na região.

A próxima etapa é a elaboração do processo licitatório para contratação das obras. Porém, segundo SIURB, não é possível estabelecer um prazo para a conclusão desse processo, porque o edital depende dos prazos recursais das empresas que participam do certame. Somente após a definição da empresa ganhadora da licitação, será possível estimar o prazo do início das obras.

Linha 2: painéis mostram tempo e lotação do trem

Os monitores na plataforma da estação Vila Prudente e nas demais paradas da Linha 2-Verde de metrô agora informam em tempo real aos passageiros sobre o tempo de chegada do próximo trem e seu nível de ocupação. De acordo com o Metrô, cada uma das 14 estações da linha conta, em média, com oito painéis.

As estações do trecho entre Vila Madalena e Ana Rosa foram as primeiras a receber a funcionalidade de forma parcial e ainda em fase de testes. Com a evolução das avaliações, o Metrô expandiu integralmente para as demais estações até Vila Prudente. A Companhia ressalta que a novidade é mais uma facilidade e conforto aos usuários.

A disponibilização dos dados foi possível através de uma solução desenvolvida pelos próprios funcionários do Metrô, para adaptar a infraestrutura previamente instalada, processar e transmitir as informações geradas pelo sistema de Sinalização e Controle dos Trens (CBTC), chegando aos monitores das plataformas.

O CBTC é um moderno sistema implantado na Linha 2 e segundo o Metrô, quando passar a operar nas demais linhas da cidade, todas as estações poderão transmitir as informações aos usuários.

Natal: trem iluminado na Linha 15

O tradicional trem iluminado da Linha 15-Prata do monotrilho, que circula na época natalina, já está operando desde a segunda-feira, dia 6. A composição recebeu 1,25 km de fita de LED.

A decoração especial para o Natal também pode ser vista em trens das linhas 1-Azul e 2-Verde, nos trechos em que circulam ao ar livre. A instalação da iluminação natalina foi feita pelos funcionários do Metrô e além das fitas de LED, utilizaram 235 mil pontos de luz e 5,6 km de cabos elétricos. Também foram instaladas 50 fontes para a alimentação elétrica das fitas.

Vila Prudente ganha pista de skate

No último domingo, dia 5, foi inaugurada a pista de skate na rua João Pedro Lecór, em área anexa ao CEE Arthur Friedenreich e ao CEU Vila Prudente. A área tem quase 500 m² e conta com um bowl de dimensões oficiais, rampa, corrimão, escada, pirâmide e diversos outros obstáculos pensados para a prática.

O evento de abertura contou com a participação do secretário municipal de Educação, Fernando Padula; do secretário executivo das Subprefeituras, Caio Luz; da subprefeita de Vila Prudente, Elisete Aparecida Mesquita; e da vereadora Edir Sales (PSD). A pista foi construída pela Prefeitura com recursos de Emenda Parlamentar da vereadora. O espaço está pronto desde o ano passado, mas permaneceu fechado por causa da pandemia. Também estiveram presentes os skatista profissionais Fábio Slaiman, Fábio Cristiano e Marcelo Just.

O espaço está disponível para skatistas amadores e profissionais. De acordo com a Subprefeitura de Vila Prudente, estará aberto todos os dias das 10h às 18h, exceto quando estiver chovendo.

AntiCovid: intervalo menor para a dose de reforço

O Governo do Estado anunciou a redução do intervalo para a dose adicional contra a Covid-19 de cinco para quatro meses. A medida vale para quem tomou os imunizantes Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Na capital paulista a nova regra já entrou em vigor na tarde de hoje. Quem tem 18 anos ou mais pode procurar os postos de saúde para receber a dose extra quando completar quatro meses da aplicação da segunda dose.

De acordo com o Estado, a medida é uma recomendação do Comitê Científico paulista diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo, das proximidades das festividades de final de ano e levando em conta que São Paulo é a porta de entrada para muitos estrangeiros e o Brasil ainda não exige a comprovação do esquema vacinal dos viajantes.

Desde a última terça-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde também passou a utilizar a vacina da Pfizer para segunda dose em quem recebeu o imunizante da Janssen. 

Até então, a Prefeitura aguardava a entrega de mais vacinas da Janssen por parte do Ministério da Saúde. Mas, com a descoberta da variante ômicron, a Secretaria decidiu agilizar a imunização das mais de 300 mil pessoas que receberam a dose que inicialmente seria única.

De acordo com a Secretaria, a intercambialidade segue documento técnico do governo de São Paulo, que permite a utilização do imunizante da Pfizer em caso de indisponibilidade da Janssen.

Também ficou definido que deixa de ser obrigatória a apresentação de comprovante de endereço na cidade de São Paulo para tomar qualquer uma das doses na rede municipal de saúde. A vacinação contra a Covid-19 está liberada para jovens a partir de 12 anos.

Paróquia Santo Emídio tem programação especial de aniversário

A Paróquia Santo Emídio comemora nos próximos dias seu aniversário de 82 anos. Na quarta-feira, dia 8, às 19h30, haverá Missa Solene com a benção da relíquia de Santo Emídio. Após a celebração será vendido o tradicional bolo do padroeiro.

No sábado, dia 11, será celebrada missa às 16h. Na sequência acontece uma apresentação cultural e às 18h terá início o bingo no salão paroquial. O convite antecipado custa R$ 15 e dá direito a três cartelas. No dia do evento será vendido por R$ 20.

No domingo, dia 12, acontece a missa das 10h e a partir das 11h30 tem início o almoço com feijoada no salão da igreja. Convite R$ 20 para compra antecipada e R$ 25 no dia.

Os convites para o bingo e a feijoada estão à venda na secretaria da paróquia na rua Ingaí, 67, Vila Prudente. Mais informações: 2063-1821.