Visando minimizar o problema das enchentes na Vila Prudente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) iniciou as obras para construção de uma galeria de desvio das águas do córrego da Mooca, sob a avenida Anhaia Mello e que costuma transbordar com facilidade em dias de chuvas mais fortes (foto). Para os trabalhos, a rua Pindamonhangaba sofreu interdição viária.
De acordo com o DAEE, o investimento aproximado é de R$ 19 milhões. A galeria terá 670 metros de extensão, 4,5 metros de largura e 2,8 metros de profundidade. Quando estiver concluída, desviará até 35 metros cúbicos por segundo do córrego da Mooca em períodos chuvosos, equilibrando o fluxo de água, com o objetivo de diminuir as inundações na região. A estimativa de conclusão dos trabalhos é em 12 meses.
O início das obras estava previsto para fevereiro, mas houve atraso porque na região também ocorre a construção de uma área de manobra de trens da Linha 15- Prata do monotrilho, que gera bloqueios viários na avenida Anhaia Mello. O DAEE precisou aguardar a CET analisar o viário para interdição da Pindamonhangaba.
Alterações viárias e de ônibus
Para a obra de melhoria de drenagem de águas pluviais do DAEE, a rua Pindamonhangaba foi interditada entre as ruas Francisco Mesquita e Padre Faustino. O bloqueio deve se estender até o final de dezembro.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou alternativas para auxiliar o trânsito no local. Os veículos provenientes da avenida Francisco Mesquita devem seguir pelas ruas João Afonso e Amparo, retornando para a rua Pindamonhangaba. Já os veículos oriundos da rua Pindamonhangaba devem seguir pela praça Mário Ortiz e rua Joanópolis, retornando para a avenida Francisco Mesquita.
A interdição da rua Pindamonhaga também provocou desvio da linha de ônibus 4031-10 Parque Santa Madalena – Metrô Tamanduateí. De acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans), o trajeto não sofreu alteração na ida. Na volta, segue normal até a avenida Dr. Francisco Mesquita, passando pela praça Orlândia, rua João Afonso, acesso à Anhaia Mello, rua Ituverava, prosseguindo no caminho tradicional.
Mais cenas de cheias na avenida Anhaia Mello: