Hospitais Dia Mooca e Vila Prudente têm horário ampliado

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, anunciou na última terça-feira, dia 13, a ampliação dos horários de funcionamento dos Hospitais Dia (HDs) da capital. O objetivo é ampliar a oferta e agilizar o tempo médio de cirurgias eletivas e exames que são realizados em 13 HDs da capital.

Os Hospitais Dia da Mooca e da Vila Prudente em vez do habitual horário das 7h às 19h, passam a funcionar das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. As demais unidades que tiveram o horário estendido são: São Mateus, Itaim Paulista, Brasilândia/Freguesia do Ó, Penha, Campo Limpo e M’Boi Mirim I.

Outros cinco HDs da cidade passam a trabalhar 24 horas por dia (Ipiranga, São Miguel, Vila Guilherme/Vila Maria, Butantã e Cidade Ademar). Para que esses equipamentos passem a atender ininterruptamente sete dias por semana, serão investidos R$ 4 milhões por mês, inclusive com a contratação de equipes e equipamentos com recursos tecnológicos.

“Nós precisamos estar muito focados na retomada da economia, na retomada da volta à vida, poder fazer aqueles exames, consultas e cirurgias que ficaram parados. Nós não vamos esperar nem um dia para tomar as ações necessárias, sempre com a visão técnica da área da Saúde”, afirma o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

As avaliações clínicas pré-operatórias dos pacientes tiveram início na última quarta-feira, dia 14, para que as operações sejam realizadas a partir de 1º de agosto. Serão procedimentos diversos, como cirurgias gerais, vasculares, ginecológicas, pediátricas, proctológicas e otorrinolaringológicas.

A meta também é agilizar o tempo médio de exames como colonoscopia, endoscopia digestiva alta e de cabeça e pescoço, entre outros. Os exames também começam a ser realizados a partir de 1º de agosto.

“Em função da queda dos números da pandemia, queremos dar fluxo e prestar atendimento aos 10 mil novos pacientes que entram a cada mês na fila”, explicou Edson Aparecido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro a maio deste ano, mesmo com a pandemia de Covid-19, foram realizadas 318.862 consultas, 216.752 exames e 6.784 cirurgias eletivas.

Hospital Dia Mooca: rua Farol Paulistano, 410.

Hospital Dia Vila Prudente: Praça do Centenário de Vila Prudente, 108.

Obras do Metrô provocam interdições na Santa Clara


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que desde o último sábado, dia 10, a avenida Sapopemba sofreu interdição no sentido bairro, entre as ruas São Maximiano e Caxiúna, na Santa Clara. No trecho acontecem as obras da futura estação da Linha 2-Verde de Metrô.

De acordo com a CET, também ocorre interdição na faixa da direita da avenida Adutora do Rio Claro, sentido bairro, entre as ruas Rhone e Caxiúna.

Por conta dos bloqueios, foi implantada mão única na rua Itiúba, no sentido da rua São Maximiano para a rua Gopiara. O tráfego da rua Gopiara também passou a ter mão única de direção no sentido da rua Itiúba para a rua Caxiúna.

Ônibus

A São Paulo Transportes (SPTrans) desviou seis linhas de ônibus devido às obras do Metrô na região da Santa Clara.

As linhas que sofreram alterações de itinerários são: 3134/10 Shopping Aricanduva – Metrô Tamanduateí; 3161/10 Jardim Colorado – Terminal Parque D. Pedro II; 573H/10 Hospital Sapopemba – Metrô Bresser; 5145/10 Terminal Sapopemba – Praça Almeida Jr.; 407Y/10 Parque Savoy City – Metrô Vila Prudente; 574J/10 Metrô Conceição – Terminal Vila Carrão.

A SPTrans explica que os passageiros que utilizam o ponto da rua Montesina, 48, poderão utilizar a parada da rua Montesina, 226. Já na avenida Adutora do Rio Claro, a indicação é usar o ponto no número 2213.

Covid-19: vacinação dos grupos de 36 e 35 anos
A campanha de vacinação contra a Covid-19 imuniza a faixa etária de 36 anos nesta quinta-feira, dia 15. Amanhã, dia 16, será a vez do grupo de 35 anos. O público estimado é de aproximadamente 304 mil pessoas no total.
No sábado, dia 17, acontece a repescagem para as pessoas com 35 a 37 anos que não conseguiram se imunizar nos dias previstos no calendário. As unidades também vão atender quem precisa tomar a segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a obrigatoriedade de apresentar no ato da vacinação o comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais. Se não houver comprovante de residência no próprio nome do munícipe, é necessário justificar o parentesco.

Antecipação do calendário

Em coletiva de imprensa no último domingo, dia 11, o governador João Doria (PSDB) informou o novo cronograma de vacinação em São Paulo. Pela estimativa, a população com mais de 18 anos estará imunizada com ao menos uma dose contra a Covid-19 até 20 de agosto. Houve a antecipação de 26 dias em relação à data final do calendário anterior.

Também foi anunciada a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 17 anos a partir de 23 de agosto. A inclusão deste público se deve à aquisição de lotes extras de imunizante para atender a demanda de 3,2 milhões de pessoas nos 645 municípios do estado.

“Para se ter ideia da importância e do significado desta decisão, todos os jovens e adolescentes com mais de 12 anos até 17 anos estarão vacinados no estado até o dia 30 de setembro”, disse Doria.

Na primeira etapa da vacinação, entre 23 de agosto a 5 de setembro, a prioridade será imunizar grávidas e adolescentes que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência.