Nesta semana, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira, vistoriaram os trabalhos de prolongamento da Linha 2-Verde. Eles estiveram na obra do poço de ventilação e saída de emergência na rua Falchi Gianini, na Vila Prudente, e no canteiro da futura estação Anália Franco.
De acordo com o presidente, já foi iniciada a concretagem do poço Falchi Gianini, que terá diâmetro de 32,8 metros e aproximadamente 50 metros de profundidade. “Desempenhará papel fundamental na operação do novo trecho da Linha 2, pois contará com seis vagas para estacionamento de trens, que irão permitir a otimização das estratégias operacionais nos horários de pico”, explicou.
No canteiro do Anália Franco ocorre a descida da primeira gaiola (armação da parede) para poder dar início também para escavação. A futura estação terá dois acessos: um pela avenida Vereador Abel Ferreira e outro pela avenida Regente Feijó. A previsão é atender 13 mil pessoas por dia.
Extensão Linha 2
O prolongamento da Linha 2 ligará a Vila Prudente à Penha. Serão 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações. A última previsão informada pelo Metrô é que as obras civis no percurso até a estação Vila Formosa sejam concluídas em 2025.
Futuramente, o Governo pretende ampliar a Linha 2 até o município de Guarulhos, com mais 5,9 km de trilhos e cinco estações no trecho Penha-Dutra.