Paralela à vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura inicia na segunda-feira, dia 12, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (vírus da gripe). Neste ano, o primeiro grupo que será imunizado é composto por crianças, de 6 meses a menores de 6 anos de idade, além de gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada nesse momento de pandemia e para que não haja conflito, a imunização das pessoas acima de 60 anos será na segunda fase, prevista para começar em 11 de maio.
Para não sobrecarregar os postos de saúde, a Prefeitura definiu que a vacina contra a Influenza será aplicada exclusivamente em escolas municipais e estaduais e outros estabelecimentos de educação.
A campanha será realizada em três etapas, com previsão de encerramento em 9 de julho. A Secretaria ressalta que a imunização contra a gripe é importante para reduzir complicações decorrentes das infecções pelo vírus influenza, facilitar o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e evitar internações, sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde.
A vacina aplicada pelo município será a trivalente de fragmento de vírus inativado, que não causa doença, abrangendo a H1N1, a H3N2 e a linhagem B/Victoria.
Atenção
Pessoas com Covid-19 em curso ou há menos de 28 dias não devem receber a dose contra a Influenza. Quem foi vacinado contra a Covid-19 deve aguardar intervalo de 14 dias.