A Prefeitura publicou no Diário Oficial, no último sábado, dia 6, a Consulta Pública do edital de licitação da Parceria Público-Privada (PPP) dos terminais urbanos de ônibus de São Paulo. O Terminal de Vila Prudente está incluído, assim como a Parada Dianópolis do Expresso Tiradentes, na avenida Anhaia Mello.
O edital prevê a modalidade da concorrência para selecionar a empresa vencedora que será a responsável pela administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos espaços.
Apesar de ser um único edital, são 31 terminais de ônibus no processo. Os equipamentos foram divididos em três lotes diferentes: Noroeste, Sul e Leste. O critério de julgamento utilizado será aquele que apresentar o menor valor da contraprestação a ser paga pela Prefeitura mensalmente.
De acordo com a Prefeitura, atualmente os terminais possuem custo ao município de aproximadamente R$ 20,86 milhões por mês, com uma média de 900 mil passageiros diariamente. O contrato de concessão administrativa terá duração de 30 anos.
A Prefeitura alegou que, através da concessão, espera obter a requalificação com padronização técnica dos terminais e atualização tecnológica, entre outras melhorias.
Próximos passos
Uma audiência pública virtual está marcada para o próximo dia 23. Os interessados podem consultar as minutas dos documentos do edital na página da Secretaria do Governo Municipal (SGM). Sugestões ou críticas podem ser enviadas até 7 de abril, para o e-mail: terminais@prefeitura.sp.gov.br. Acompanhadas de identificação e solicitação de confirmação de recebimento.
Após o período de consulta pública, todas as contribuições serão analisadas e os ajustes necessários serão feitos para que o edital final de licitação possa ser lançado ao mercado.
Saiba mais
O Terminal de Vila Prudente foi inaugurado em maio de 2019 e tem integração direta com as estações de metrô e monotrilho. Atende mais de 35 linhas diurnas e noturnas. Outros dois terminais menores complementam o serviço de ônibus municipais no trecho: o Terminal Norte, em funcionamento desde outubro de 2017, na rua Trocari; e o Terminal Sul que começou a operar em agosto de 2018 na rua Correia Barros.