O prefeito Bruno Covas (PSDB) quer parar São Paulo adiantando dois feriados municipais de 2021 e três de 2022. Com a mudança no calendário, serão feriados os próximos dias 26, 29, 30, 31 de março e 1° de abril. As datas vão emendar com a Sexta-feira Santa, no dia 2 de abril. Desta forma, a cidade não terá dias úteis de 26 de março a 4 de abril.
A medida foi anunciada hoje, durante coletiva virtual de imprensa ocorrida poucas horas após a Capital paulista confirmar a primeira morte por falta de leito de UTI. Bruno Covas ressaltou que a cidade vive situação dramática e pediu a colaboração da população. Disse ainda que espera que o governador João Doria (PSDB) também estude antecipar os feriados estaduais.
A Prefeitura recorreu aos dois feriados municipais que restam neste ano: Corpus Chrtisti, de junho, e Consciência Negra, de novembro. São os mesmos que estão sendo adiantados de 2022, além do feriado de Aniversário de São Paulo, em janeiro.
A medida visa reduzir a circulação de pessoas nas ruas e mira principalmente atingir empresas e setores da industrial que seguem funcionando durante a fase emergencial, em vigor desde a última segunda-feira, dia 15.
Não é a primeira vez que a gestão municipal usa os feriados como estratégia diante da pandemia. Em maio de 2020, também antecipou os feriados de Corpus Christi e o da Consciência Negra. De acordo com prefeito, no ano passado, a medida atingiu bons índices de isolamento social.