Semana Santa: paróquias transmitem online as missas


Assim como ocorreu no ano passado, a Páscoa 2021 acontece em momento de maior gravidade da pandemia de Covid-19 e, por isso, as celebrações presenciais estão suspensas. Igrejas da região transmitirão as missas através de suas páginas nas redes sociais.

Na Paróquia de Santo Emídio, padroeiro de Vila Prudente, a programação da Semana Santa será transmitida pela página do Facebook: @igrejasantoemidio. Nesta quinta-feira, dia 1º, às 19h30, haverá a missa da Ceia do Senhor.  Na Sexta-Feira Santa, ocorrem as celebrações Via Sacra, às 10h, e Paixão do Senhor, às 15h. No sábado, dia 3, a Vigília Pascal começa às 18h. No Domingo de Páscoa a missa será transmitida às 10h.

A Paróquia São José de Vila Zelina (foto) também fará a transmissão do Tríduo Pascal pela página do Facebook: @parsaojosevz. Nesta quinta-feira, dia 1º, às 18h, é a celebração da Ceia do Senhor.  Na Sexta-Feira Santa, às 15h, é a Paixão do Senhor. No sábado, dia 3, a Vigília Pascal começa às 18h. As missas da Páscoa do Senhor no domingo, dia 4, serão celebradas às 9h e às 18h.

Escavações na Vila Prudente para prolongar a Linha 2

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, anunciou nesta semana o início das escavações do poço de ventilação e saída de emergência na rua Falchi Gianini. O trecho fica no trajeto entre a estação Vila Prudente e a futura estação Orfanato. A obra faz parte do prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô.

Também há grande presença de maquinários e operários no terreno da futura estação Anália Franco, na avenida Regente Feijó.

A extensão da Linha 2 ligará a Vila Prudente à Penha. Serão 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha.

A última previsão informada pelo Metrô é que as obras civis no percurso até a estação Vila Formosa sejam concluídas em 2025.

Futuramente, o Governo pretende ampliar a Linha 2 até o município de Guarulhos, com mais 5,9 km de trilhos e cinco estações no trecho Penha-Dutra.

Estação Vila Prudente

Nos últimos dias também foram iniciadas as atividades de prospecção ambiental das obras de ampliação da estação Vila Prudente, que integra as linhas 2 de metrô e 15 de monotrilho. De acordo com Pereira, “são trabalhos preliminares para avaliar a qualidade ambiental do solo para que a destinação do material excedente seja realizada de forma adequada”.

A estação Vila Prudente passará por reforma para melhorar o fluxo de circulação de passageiros que aumentou muito nos últimos anos.

Fumaça preta do crematório preocupa a vizinhança

O problema não é exclusivo deste período de pandemia e do aumento de mortes por causa da Covid-19. De tempos em tempos, a densa fumaça que saí da chaminé do crematório Dr. Jayme Augusto Lopes, também conhecido como crematório de Vila Alpina, provoca reclamações da vizinhança e pode ser vista à distância.

“A fumaça preta não ocorre só na pandemia. Outras vezes que liguei no crematório para questionar, alegaram que era problema em um dos fornos. Mas, nos últimos dias, temos notado que ocorre com mais frequência, inclusive várias vezes à noite”, conta um morador do Jardim Avelino, que pediu para não ser identificado. “É uma cena muito desagradável, mas a preocupação maior é com a qualidade do ar na região”, completa.

Questionado pela Folha, o Serviço Funerário do Município esclareceu que o crematório possui filtros de controle para emissão de poluentes por tratamento térmico. Mas, não justificou o motivo da fumaça preta.

De acordo com o Serviço Funerário, entre janeiro e fevereiro deste ano, a média de cremações diárias foi de 27, decorrentes de qualquer causa de morte. Antes de março finalizar, a média diária havia subido para 38 cremações.

O Serviço Funerário informou ainda que os quatros fornos permanecem funcionando normalmente 24 horas e, durante a pandemia, as cerimônias de velório na unidade estão suspensas independentemente da causa da morte.

Novos subprefeitos da Vila Prudente e Mooca

No último dia 19, o prefeito Bruno Covas (PSDB) substituiu ou realocou 20 dos 32 subprefeitos da cidade. Questionada sobre os motivos, a Prefeitura alegou que “as nomeações em cargos comissionados seguem critérios técnicos e as mudanças são feitas de acordo com as necessidades administrativas e de gestão”. As subprefeituras de Vila Prudente e Mooca estavam na lista de alterações.

Quem são os novos subprefeitos?

Subprefeitura Vila Prudente: Elisete Aparecida Mesquita tem 55 anos e é formada em Tecnologia em Gestão Ambiental. Iniciou sua carreira profissional na área escriturária da Gráfica Municipal. Entrou na Prefeitura em 1980 e ocupou diversos cargos em subprefeituras da Zona Leste. Foi chefe de Unidade Técnica de Limpeza Pública na Subprefeitura Penha, supervisora técnica de Manutenção nas Subprefeituras Aricanduva e Itaquera, supervisora Técnica de Limpeza Pública na Subprefeitura Mooca e coordenadora de Administração e Finanças na Subprefeitura Vila Prudente, onde também ocupou o cargo de chefe de gabinete.

Subprefeitura Mooca: José Rubens Domingues Filho tem 44 anos e é formado em Direito. Já trabalhou na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer de São Paulo. Na Prefeitura atuou na Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social e na Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab). Também foi coordenador do Programa Cidade Limpa, vice-presidente do Conselho de Proteção à Paisagem Urbana do Município e secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Subprefeituras. Como subprefeito, atuou em Cidade Ademar entre 2009 e 2011e em 2018 foi chefe de gabinete da Subprefeitura Campo Limpo. Retornou à Subprefeitura da Cidade Ademar em 2019 e permaneceu até ser transferido para a Subprefeitura Mooca.

Vacinação de 69 a 71 anos: endereços na região


A Prefeitura antecipou para esta sexta-feira, dia 26, a imunização contra a Covid-19 para a faixa-etária de 69 a 71 anos. O público-alvo nesta fase da campanha é estimado em 245.300 pessoas.

A vacinação ocorre nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nos 19 drive-thrus espalhados pela cidade, das 8h às 17h.  Amanhã, a aplicação da dose continua nas 80 UBSs/AMAs e nos drive-thrus.

Para descobrir o endereço da UBSs mais perto, acesse a ferramenta Busca Saúde da Prefeitura: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.

Na região, as principais unidades de AMAs que atendem aos sábados são: Água Rasa, rua Serra de Jaire, 1480; Vila Oratório, rua João Fialho de Carvalho, 35 (Vila Diva); Hermenegildo Morbim Jr, rua Planalto da Conquista, 80 (Jardim Independência); Zeilival Bruscagin, praça Conde de São Januário, 91 (Vila Califórnia) e Jardim Grimaldi, rua Pedro de Castro Velho, 525.

Os pontos de drive-thru ficam na Igreja Batista Boas Novas, na rua Marechal Malet, 611, Vila Prudente; e no Shopping Anália Franco, na avenida Regente Feijó, 1739.

Para a imunização, é preciso apresentar documento de identificação com data de nascimento e CPF.

Balanço

A Secretaria Municipal de Saúde informou que até a última quarta-feira, dia 24, foram aplicadas 1.473.173 doses de vacinas. São 1.093.433 de primeira dose e 379.740 da segunda.

Foi ressaltado que, mesmo após a vacinação, as pessoas devem manter as regras de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem constante das mãos. O uso de álcool em gel também segue indispensável.

Sepultamentos à noite no Cemitério São Pedro


A  partir desta quinta-feira, dia 25, a Prefeitura está realizando enterros noturnos em quatro dos maiores cemitérios públicos da cidade, entre eles, o São Pedro, na Vila Alpina. O horário foi estendido até as 22h.

Com o aumento de mortes por cauda da Covid-19, o Serviço Funerário do Município ressaltou que a medida visa amenizar o sofrimento dos familiares e garantir mais dignidade no momento dos sepultamentos.

Além do São Pedro, passaram a fazer enterros das 7h às 22h, os cemitérios de Formosa, São Luiz e Vila Nova Cachoeirinha. Nos demais os sepultamentos permanecem até as 18h.

Mais 50 sepultadores iniciam o trabalho de auxílio nas unidades em que o tempo de sepultamento foi estendido.

Lotado, hospital municipal na Mooca enfrentou queda de energia

O hospital municipal Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca, que vem apresentando índices de ocupação superior a 90% por causa da elevação dos casos de Covid-19, ainda enfrentou cerca de sete horas de interrupção no fornecimento de energia elétrica entre a manhã e o início da tarde desta terça-feira, dia 23. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os geradores da unidade deram conta do atendimento dos internados e não houve necessidade de transferências. Conforme a Folha apurou, a UTI estava lotada e eram mais de 30 pacientes intubados nesta manhã.

Assim que o problema ocorreu, a direção técnica do hospital informou a situação às equipes que estavam trabalhando e adotou um plano de contingência de energia em diversos setores. Foi solicitado inclusive que mantivessem 50% das lâmpadas apagadas ou até 100% nas salas com boa iluminação natural, além do desligamento de diversos aparelhos, como de ar condicionado e ventiladores. A ordem era para não desviar energia elétrica que vai para os equipamentos utilizados pelos pacientes intubados.

A falta de energia ocorreu por volta das 6h45 e o fornecimento foi restabelecido às 13h20. Segundo a Secretaria, foi “devido a problema na rede interna do hospital”.  Os consertos foram realizados pela empresa prestadora de serviço da unidade hospitalar e a concessionária de energia Enel também trabalhou no local para realizar reparos externos.

 

Linha 15: secretário se compromete a apresentar estudo do traçado


Na terça-feira, dia 23, a vereadora Juliana Cardoso (PT) e sua equipe participaram de reunião virtual com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Lideranças da Favela de Vila Prudente também acompanharam o encontro.

Desde 2013, quando foi anunciado o prolongamento da Linha 15-Prata do monotrilho da estação Vila Prudente até a estação Ipiranga da CPTM, moradores da comunidade questionam sobre o traçado e as famílias que serão afetadas.

A apreensão aumentou no final do ano passado, quando o Metrô iniciou obras na avenida Anhaia Mello para construção de uma área de manobras de trens, após a estação Vila Prudente. Na ocasião, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, informou que a nova via deve estar concluída no segundo trimestre de 2022 e o trecho vai compor a extensão da Linha 15 até o Ipiranga.

Impacto

O secretário prometeu apresentar ainda nesta semana estudo do Metrô com impacto nos imóveis da favela. A vereadora insistiu para que nessa reunião o secretário convide também a Secretaria de Habitação para informar o tipo de atendimento que está sendo planejado aos moradores atingidos.

Serviços municipais durante o feriado emergencial


A partir da sexta-feira, dia 26, começa a antecipação de cinco feriados municipais para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 em São Paulo, evitando os colapsos dos sistemas de saúde e funerário. Juntando aos finais de semana e à Sexta-Feira Santa, a medida emergencial se estende até 4 de abril. A cidade só volta a ter dia útil na segunda-feira, 5.

A Prefeitura pede que as pessoas aproveitem o feriadão para ficar em casa, aumentando o índice de isolamento social na cidade. Também adverte que mesmo alguns serviços municipais permitidos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo sofrerão alterações.

Todos os serviços de Saúde da capital funcionam de forma ininterrupta. Algumas unidades só ficarão fechadas no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, 2 de abril, permanecendo abertos os essenciais e plantões.

Os hospitais veterinários das zonas Leste, Norte e Sul abrem em todos os feriados antecipados. Só estarão fechados no dia 2 de abril.
As praças de atendimento das 32 subprefeituras permanecem fechadas.

As feiras livres funcionam normalmente.

Durante todo o feriado, para evitar descarte de entulho nas vias públicas, as unidades de Ecoponto funcionam das 6h às 18h.

Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) ficam fechados e atendem de forma on-line através do site. O atendimento ao empreendedor segue funcionando na Ade Sampa pelo telefone: 4210-2668.

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal não terá atendimento presencial enquanto durar da Fase Vermelha. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156.

Todos os espaços culturais da cidade continuam suspensos. Teatros, bibliotecas e centros culturais oferecem apenas atividades online. Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) também devem permanecer fechados, assim como os parques públicos.
Para outros serviços acesse o Portal da Prefeitura: www.capital.sp.gov.br/.

Rodízio de veículos

O rodízio que desde a última segunda-feira, dia 22, está vigorando das 20h às 5h, continua durante todos os dias de feriado, conforme o final da placa. A medida vale no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Vacinação: drive-thrus temporariamente desativados

A capital paulista atingiu ontem, dia 22, a vacinação contra a Covid-19 de 84% das pessoas entre 72 e 74 anos. Devido ao alto índice alcançado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os 18 pontos de drive-thrus serão temporariamente desativados a partir desta terça-feira, dia 23.

As atividades nos drives-thrus serão retomadas com o início da imunização do novo grupo de 69 a 71 anos, prevista para o próximo sábado, dia 27. A campanha de vacinação na capital segue os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização.
A Secretaria ressaltou que a vacinação continua normalmente nas 468 UBSs da cidade, das 7h às 19h.