A partir da sexta-feira, dia 26, começa a antecipação de cinco feriados municipais para tentar frear o avanço dos casos de Covid-19 em São Paulo, evitando os colapsos dos sistemas de saúde e funerário. Juntando aos finais de semana e à Sexta-Feira Santa, a medida emergencial se estende até 4 de abril. A cidade só volta a ter dia útil na segunda-feira, 5.
A Prefeitura pede que as pessoas aproveitem o feriadão para ficar em casa, aumentando o índice de isolamento social na cidade. Também adverte que mesmo alguns serviços municipais permitidos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo sofrerão alterações.
Todos os serviços de Saúde da capital funcionam de forma ininterrupta. Algumas unidades só ficarão fechadas no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão, 2 de abril, permanecendo abertos os essenciais e plantões.
Os hospitais veterinários das zonas Leste, Norte e Sul abrem em todos os feriados antecipados. Só estarão fechados no dia 2 de abril.
As praças de atendimento das 32 subprefeituras permanecem fechadas.
As feiras livres funcionam normalmente.
Durante todo o feriado, para evitar descarte de entulho nas vias públicas, as unidades de Ecoponto funcionam das 6h às 18h.
Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) ficam fechados e atendem de forma on-line através do site. O atendimento ao empreendedor segue funcionando na Ade Sampa pelo telefone: 4210-2668.
O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal não terá atendimento presencial enquanto durar da Fase Vermelha. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis via Portal SP 156.
Todos os espaços culturais da cidade continuam suspensos. Teatros, bibliotecas e centros culturais oferecem apenas atividades online. Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) também devem permanecer fechados, assim como os parques públicos.
Para outros serviços acesse o Portal da Prefeitura: www.capital.sp.gov.br/.
Rodízio de veículos
O rodízio que desde a última segunda-feira, dia 22, está vigorando das 20h às 5h, continua durante todos os dias de feriado, conforme o final da placa. A medida vale no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.