O Governo do Estado atualizou durante coletiva (foto) no início da tarde desta sexta-feira, dia 26, os dados mais recentes do enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por causa do agravamento em diversas regiões, houve a reclassificação do Plano São Paulo. A capital paulista recuou para a Fase Laranja. A mudança passa a vigorar a partir de segunda-feira, 1º de março.
Na 8ª semana epidemiológica do ano, o estado de São Paulo registrou 13% de aumento no número de internações, principalmente em UTIs. Os casos registraram incremento de 6% ante a semana anterior. A taxa de óbitos também subiu em 4%. Hoje, o estado tem 6.767 pacientes internados em UTIs e outros 8 mil em enfermaria. A taxa de ocupação de UTI no estado atingiu 70,4%.
Restrição de circulação
A partir de hoje, a circulação em todo o Estado de São Paulo fica restrita das 23h até as 5h. A medida vale até 14 de março. De acordo com o governo estadual, é mais uma recomendação do Centro de Contingência do coronavírus para conter a aceleração da pandemia.
Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. O Governo do Estado informou que visa endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.