Nova etapa de vacinação a partir deste sábado


A Prefeitura antecipou para amanhã, dia 27, mais uma etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus. Neste sábado, pessoas entre 80 e 84 anos podem receber a dose nos cinco drive-thrus da cidade ou nos 82 endereços de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs). A partir de segunda-feira, 1º de março, a imunização para essa nova faixa etária também ocorrerá nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O ponto de vacinação drive-thru na região fica na Igreja Batista Boas Novas, rua Marechal Malet, 535, Vila Prudente. O serviço funciona das 8h às 17h.

O horário de vacinação nas AMAs é mais estendido: das 7h às 19h. Na região, as principais unidades são: AMA Água Rasa, rua Serra de Jaire, 1480; AMA Vila Oratório, rua João Fialho de Carvalho, 35 (Vila Diva); AMA Hermenegildo Morbim Jr, rua Planalto da Conquista, 80 (Jardim Independência); AMA Zeilival Bruscagin, praça Conde de São Januário, 91 (Vila Califórnia) e AMA Jardim Grimaldi, rua Pedro de Castro Velho, 525.

A Prefeitura mantém um serviço de busca que facilita para encontrar outras unidades de saúde mais próximas: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
O público entre 80 e 84 anos é estimado em 140 mil pessoas na cidade.

Mais profissionais

A partir de segunda-feira, a Prefeitura também inicia a vacinação para funcionários autônomos da área da saúde com mais de 55 anos, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas farmacêuticos e odontólogos, entre outros.

Capital paulista regride para Fase Laranja do Plano SP


O Governo do Estado atualizou durante coletiva (foto) no início da tarde desta sexta-feira, dia 26, os dados mais recentes do enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por causa do agravamento em diversas regiões, houve a reclassificação do Plano São Paulo. A capital paulista recuou para a Fase Laranja.  A mudança passa a vigorar a partir de segunda-feira, 1º de março.

Na 8ª semana epidemiológica do ano, o estado de São Paulo registrou 13% de aumento no número de internações, principalmente em UTIs. Os casos registraram incremento de 6% ante a semana anterior. A taxa de óbitos também subiu em 4%. Hoje, o estado tem 6.767 pacientes internados em UTIs e outros 8 mil em enfermaria. A taxa de ocupação de UTI no estado atingiu 70,4%.

Restrição de circulação

A partir de hoje, a circulação em todo o Estado de São Paulo fica restrita das 23h até as 5h. A medida vale até 14 de março. De acordo com o governo estadual, é mais uma recomendação do Centro de Contingência do coronavírus para conter a aceleração da pandemia.

Os serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente durante qualquer período, inclusive o horário restrito. Também não haverá multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. O Governo do Estado informou que visa endurecer a fiscalização contra aglomerações em qualquer horário e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

Lista da vacina para maiores de 60 anos


Para evitar descarte de vacina contra a Covid-19 após o frasco ser aberto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria Municipal da Saúde autorizou a aplicação em idosos acima de 60 anos que residam na área de abrangência das UBSs. A medida vale apenas quando a dose estiver próxima do período de validade. Alguns frascos comportam dez doses da vacina e após abertos, não podem ser guardados para o dia seguinte.

Para a organização dessas doses, cada UBS deve manter uma lista de espera dos usuários com telefones para contatos. A população também pode procurar a unidade mais próxima de casa para incluir os dados na lista.

A Secretaria esclarece que nem sempre há doses excedentes, por isso os usuários devem aguardar o chamado pelo telefone. Caso a UBS tenha dificuldade em destinar essas últimas doses, deve entrar em contato imediatamente com a Supervisão Técnica de Saúde da região, para o direcionamento e utilização em outra unidade.