A Secretaria das Subprefeituras intensificou a fiscalização em bares no primeiro final de semana de reabertura para atendimento presencial do público. Na noite da sexta-feira, dia 10, foram 16 interdições de estabelecimentos que não respeitaram o horário limite de 17h ou algum dos outros protocolos sanitários determinados. Uma dessas interdições foi na área da Subprefeitura Mooca. No sábado, dia 11, mais 91 bares foram fechados por desrespeito em diversas regiões da cidade.
A Subprefeitura Vila Prudente informou que também fez ação de fiscalização (foto) com apoio da Policia Militar e da Guarda Civil Metropolitana. Foram realizadas mais de 20 abordagens orientativas em estabelecimentos que não estavam cumprindo as determinações, porém comerciantes e clientes atenderam as solicitações dos fiscais e não houve necessidade de interdições.
Bares e restaurantes devem utilizar até 40% de sua ocupação interna, encerrar as atividades às 17h e proibir a consumação nas calçadas. O valor da multa é de R$ 9.380 em caso de flagrantes de desrespeito.
Os locais que descumprem o exposto nos decretos estão sujeitos à interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento ou TPU/Autorização Temporária. A Secretaria ressaltou que o objetivo não é multar, mas evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do coronavírus.