A rua Forte de São Bartolomeu está de cara nova. A Subprefeitura de Vila Prudente revitalizou a via que era um tradicional ponto de descarte clandestino de lixo e entulho. A intenção é que o espaço seja utilizado para o lazer e a prática esportiva.
A via que serve de ligação entre a rua Guamiranga e a avenida Doutor Francisco Mesquita, próxima à estação Tamanduateí de metrô e trem, acumulava montanhas de entulhos que obstruíam as calçadas. O agravante é que se trata de área do distrito de Vila Prudente conhecida pelas enchentes.
De acordo com a Subprefeitura, o trabalho incluiu a desobstrução das calçadas, evitando a proliferação de pragas e preservando o sistema de drenagem, o que contribuiu para minimizar os alagamentos.
Além da limpeza, foram instaladas floreiras e jardineiras, ocorreu a pintura dos muros e instalação de um parklet. O espaço também vai abrigar playground, aparelhos de ginástica para a terceira idade e a pintura de um espaço para a prática de futebol.
“O enfrentamento ao descarte irregular por meio da revitalização e ocupação do espaço público é marca da atual gestão municipal e faz parte da rotina de zeladoria. Quando a ação termina e a comunidade local se apropria do espaço de forma consciente e sustentável, afasta a possibilidade do descarte”, destacou o subprefeito Caio Luz.
O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 18.420,79. As punições são aplicadas de acordo com a lei 13478/02 e a fiscalização pode ser solicitada por meio do telefone 156, site ou aplicativo SP156.
ANTES
DEPOIS