O Cemitério São Pedro também conhecido como Cemitério de Vila Alpina começou a receber gavetas biosseguras para sepultamentos. Conforme a Folha levantou, o cemitério vertical terá capacidade para mil corpos.
A medida faz parte do plano de contingenciamento apresentado ontem pela Prefeitura para evitar o apagão funerário durante o aumento da demanda, em decorrência de óbitos da Covid-19. A cidade de São Paulo é o epicentro de casos de contaminação pelo novo coronavírus e mortes no Brasil.
Mesmo antes da pandemia, a criação de mais vagas para sepultamentos no Cemitério São Pedro era uma necessidade urgente. Matéria da Folha em janeiro mostrou que vários pedidos de sepultamentos estavam sendo negados na Vila Alpina.
“A nossa preocupação é de estarmos preparados para organizar e minimizar a dor das famílias, para que elas possam dar um sepultamento digno aos entes que serão perdidos. Por isso, elaboramos este Plano de Contingência, para que a gente possa ter um funcionamento adequado do sistema funerário na cidade”, disse o prefeito Bruno Covas durante a apresentação do plano ontem.
A Prefeitura afirma que já adotou ações que possibilitam a realização de 400 sepultamentos por dia na cidade, seguindo os protocolos de segurança. A média histórica de enterros em São Paulo é de cerca de 240 por dia no período mais quente do ano e nos meses de inverno, esse número chega a 300 por dia.
Ao lado do Cemitério São Pedro, o Crematório da Vila Alpina também receberá o suporte de duas câmaras refrigeradas para armazenar urnas funerárias. Cada câmara terá capacidade para acolher 20 caixões.
Apesar do plano da Prefeitura, o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo pede mais transparência do governo municipal diante dos números de óbitos por Covid-19. Afirma que a quantidade de sepultamentos com regras rígidas de segurança aumentou muito, principalmente no Cemitério de Vila Formosa, mas os servidores municipais e terceirizados não estão devidamente amparados e ainda faltam equipamentos de proteção.
Mais medidas
Conforme o novo plano da Prefeitura para o Serviço Funerário, os sepultamentos poderão acontecer depois das 18h. A realização de velórios para vítimas de Covid-19 está suspensa a partir de amanhã, dia 25 – até então a cerimônia não eram recomendada, mas caso a família fizesse questão, ocorria rapidamente com o caixão fechado. Agora, as despedidas e homenagens poderão ser feitas em estruturas instaladas nos cemitérios, próximas ao local da sepultura.