Durante a forte chuva que atingiu a região no fim da tarde da segunda-feira, dia 16, ocorreram falhas de fornecimento de energia elétrica em vários bairros. Trechos do Jardim Independência e do Jardim Avelino chegaram a enfrentar cerca de dez horas sem o serviço da Enel (antiga Eletropaulo). Entre os dois bairros, fica o crematório Doutor Jayme Augusto Lopes, conhecido como crematório de Vila Alpina, que também ficou na penumbra e até cerimônias foram interrompidas.
Quem participava de cerimônias naquela noite classificou a situação como desrespeitosa, principalmente com os familiares. Também argumentaram que é absurdo o crematório não contar com gerador e causar tamanho constrangimento.
A Prefeitura, por meio do Serviço Funerário, lamenta o transtorno ocorrido e informa que está em processo o aluguel de geradores para o prédio do crematório.
No crematório é realizada, 24 horas antes da cremação do corpo, uma cerimônia de 15 minutos com os entes queridos. Em situações de falta de luz, os parentes são questionados se preferem aguardar o retorno da energia. Em casos positivo, são orientados a aguardar em uma sala de espera.
Na noite da última segunda, a energia elétrica foi interrompida por volta das 17h30 e as previsões iniciais da Enel é que retornaria por volta das 22h30. Perto desse horário, a empresa começou a se justificar “que estava em um dia com alto volume de solicitações e as equipes estavam trabalhando para restabelecer a energia o mais rápido possível”. Alguns clientes só tiveram o retorno do serviço às 3h do dia seguinte.