A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) informou que será necessária a interdição total do viaduto Alcântara Machado nos próximos finais de semana – a exemplo do que já ocorreu no sábado e domingo passados. A medida é necessária para dar continuidade às obras de recuperação estrutural do equipamento atingido por um incêndio na noite de 12 de setembro do ano passado.
As interdições ocorrerão sempre das 22h de sexta-feira até às 5h de segunda-feira, nos seguintes dias: 24 a 27 de janeiro; 31 de janeiro a 3 de fevereiro; e 7 a 10 de fevereiro.
Durante o bloqueio será realizado o macaqueamento da estrutura para substituição dos aparelhos de apoio – dispositivo entre o pilar e o tabuleiro que permite a movimentação do viaduto – de quatro colunas, além de quatro juntas de dilatação.
Após o incêndio, o tráfego de veículos leves e ônibus simples foi liberado em todas as faixas do viaduto no dia 18 de setembro. A circulação de caminhões e ônibus articulados continua proibida.
Trânsito
A engenharia de campo da CET vai acompanhar as interdições e orientar motoristas sobre as mudanças, visando manter as condições de segurança e fluidez do tráfego. O trânsito será canalizado para as pistas laterais da avenida Alcântara Machado, sob o viaduto.
Para evitar a região, os motoristas devem procurar rotas alternativas nos deslocamentos entre as regiões central e leste da cidade, optando pelas seguintes vias: rua da Mooca, avenida Paes de Barros, avenida Rangel Pestana, avenida Celso Garcia, avenida Salim Farah Maluf e Marginal Tietê.