CEU Vila Prudente: Prefeitura prevê conclusão no final do mês

Na semana passada a Prefeitura informou que a conclusão das obras do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente deve ocorrer no próximo dia 31. Faltando 15 dias para o cumprimento do prazo, a Folha visitou com exclusividade o equipamento na manhã desta quarta-feira, dia 15.

Acompanhada de dois engenheiros que trabalham na obra, a reportagem percorreu pelos cinco andares do enorme prédio de 10 mil m², que contará com laboratórios, salas de aula, artes, música, biblioteca, quadra poliesportiva, uma moderna piscina semiolímpica totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais e um teatro com palco italiano – quando os espectadores ficam de frente para as apresentações. Os assentos são em formato de arquibancada e a capacidade ainda não foi divulgada pela Prefeitura.

Cerca de 120 homens trabalham atualmente na construção da unidade. A parte estrutural do prédio já foi finalizada, restando apenas a finalização dos acabamentos. Algumas salas já estão repletas de mobílias, como armários, mesas, cadeiras e carteiras, que serão distribuídas pela unidade até o próximo dia 31. Segundo a Prefeitura, apenas os gradis externos e os passeios devem ser finalizados em fevereiro.

Com os trabalhos de construção retomados em outubro de 2018, após permanecerem parados por mais de um ano, a unidade de Vila Prudente é uma das 12 que serão entregues em 2020, segundo a Prefeitura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Siurb), que é a responsável pelas construções, informou que até o momento 95% dos serviços já foram executados e até o final deste mês as instalações estarão prontas para a utilização dos alunos. Apenas os gradis externos e os passeios devem ser finalizados em fevereiro.

Piscinas

As obras das piscinas do CEE Arthur Friedenreich, anexas ao CEU Vila Prudente, devem ser concluídas apenas em fevereiro, segundo estimativa da Prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura Urbana informou que não estava prevista no contrato a necessidade de troca das tubulações e, por isso, o prazo precisou ser ampliado.

Segundo a administração municipal, estão sendo recuperadas a piscina grande social, em formato de feijão, e a infantil que ficam na área do balneário.

A Folha apurou que a antiga piscina semiolímpica pode ser aterrada e a Prefeitura ainda estuda a destinação do espaço que fica separado das demais piscinas. Existe a possibilidade de o local receber uma quadra poliesportiva. Segundo a Prefeitura, como o CEU Vila Prudente também contará com uma piscina semiolímpica, coberta e aquecida, não justifica reformar a antiga que ficava ao ar livre. No entanto, não foi esclarecido se a piscina interna do CEU será aberta ao público ao menos aos finais de semana. (Gerson Rodrigues)

 

Piscinas do CEE Arthur Friedenreich
Piscina semiolímpica construída no CEU
Teatro com palco italiano e assentos em formato de arquibancada
Unidade contará com quadra poliesportiva coberta
Espetáculo “Comum” em cartaz na Mooca


O Teatro Municipal Arthur Azevedo, na Mooca, recebe o espetáculo “Comum”, com o Grupo Pandora. A trama aborda três histórias ligadas à descoberta de uma vala comum clandestina criada durante a Ditadura Militar Brasileira no cemitério Dom Bosco, no bairro de Perus, em São Paulo.

Em 4 de setembro de 1990, sacos plásticos com ossadas desconhecidas são retirados de um espaço do cemitério com 50 cm de largura, 2.70 m de profundidade e 30 m de comprimento. A partir deste fato, a peça retrata a busca de um filho por informações de seus pais desaparecidos políticos; o dilema de dois coveiros encarregados da abertura da vala e uma jovem estudante que se aproxima do ativismo político. O texto e a direção são de Lucas Vitorino.

A temporada segue até o próximo dia 26, com sessões sextas e sábados às 19h e domingos às 17h. Entrada R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Indicação etária a partir de 10 anos. Capacidade 50 lugares.

Teatro Arthur Azevedo: avenida Paes de Barros, 955, Mooca – telefone: 2605-8007.

Juventus estreia no Paulista A2 na próxima quarta-feira

Após intensa preparação, iniciada em outubro passado, o Moleque Travesso estreia na Série A2 do Campeonato Paulista na próxima quarta-feira, dia 22, às 15h. A primeira partida acontece fora de casa contra o Votuporanguense. O reencontro com a torcida juventina no estádio da rua Javari será no dia 26, às 10h, quando o time da Mooca enfrenta o Sertãozinho pela segunda rodada do torneio.

Para intensificar os treinamentos na reta final antes da estreia, a equipe juventina viajou para a cidade de São José do Rio Pardo, onde permaneceu concentrada entre os dias 2 e 11 de janeiro.  O técnico Alex Alves elogiou a postura dos atletas durante a pré-temporada. “Estão se dedicando muito, respirando futebol, alimentando-se bem, acordando cedo para treinar. Tudo isso é de suma importância para competirmos no torneio”, declarou.

A preparação contou também com alguns jogos-treinos e o mais recente aconteceu na manhã da última quarta-feira, dia 15, contra a equipe principal do São Paulo, em Cotia. O time da Mooca levou a melhor e venceu o duelo amistoso por 1 a 0, com gol de Rocha.

Campeonato

A Série A2 do Paulista será disputada por 16 equipes. A primeira fase terá 15 rodadas, com classificação dos oito melhores times, que seguem paras as quartas de final. As etapas eliminatórias serão decididas em turno e returno. A final está marcada para 25 de abril. Os dois finalistas sobem para a elite e os dois piores da primeira fase caem para a Série A3.

Os times que disputarão o torneio são: Grêmio Audax; Atibaia, Juventus, Monte Azul, Penapolense, Portuguesa, Portuguesa Santista, Red Bull Brasil, Rio Claro, São Bernardo, São Bento, São Caetano, Sertãozinho, Taubaté, Votuporanguense, XV de Novembro. (Gerson Rodrigues)

Campanha de prevenção ao diabetes no São Cristóvão


De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Para auxiliar os pacientes a conviver com a diabetes sob controle, o São Cristóvão Saúde promove de 20 a 24 de janeiro, a Semana Interativa de Prevenção às Complicações do Diabetes. A programação será das 9h até às 16h, no CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde, na avenida Paes de Barros, 1815, Mooca.

“Dedicamos parte da nossa estrutura médico-hospitalar para apoiar e informar cada vez mais pessoas sobre o diabetes. Através do nosso Programa de Prevenção ao Diabetes, temos como missão orientar a comunidade sobre a importância da prática de atividades físicas e alimentação adequada, bem como educar para a aceitação da doença, prevenir complicações e melhorar a adesão ao tratamento adequado”, explica o CEO do São Cristóvão Saúde, Valdir Ventura.

A programação contará com a Estação Enfermagem, com avaliação de especialista, locais para aplicação de insulina e orientação de como higienizar o aparelho glicômetro, calibrá-lo e controlar corretamente a glicemia. Na Estação Oftalmologia serão apresentadas as dificuldades para enxergar que o diabético enfrenta e orientações sobre complicações que podem ocorrer por conta da doença.

Outro destaque será a Estação Nutrição com mesa de alimentos para montagem de pratos e orientação para uma dieta adequada. Também haverá orientação sobre os exercícios físicos adequados.

Palestras
Estão previstas ainda palestras com diversos especialistas. No dia 20, às 14h, será abordado o tema “Como prevenir complicações do diabetes?”. No dia 21, às 9h, é a vez da palestra “Diabetes e Qualidade de Vida”. No dia 22, às 13h, “A prática da atividade física e seus benefícios para o diabético”. Dia 23, às 13h, “Entendendo a retinopatia diabética”. Encerrando a programação no dia 24, às 14h, “Nutrição e Diabetes”.

CAIS – Centro de Atenção Integral à Saúde do Grupo São Cristóvão: avenida Paes de Barros, 1815, Mooca. Mais informações: 2029-7703 e 2029-7718.