Na manhã da última quarta-feira, dia 11, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, visitou as unidades básicas de saúde (UBSs) Teotônio Vilela e Jardim Guairacá. Ambas vão receber melhorias através de emendas da vereadora Edir Sales (PSD), que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal.
Na UBS Teotônio Vilela o secretário acompanhou a implantação da sala de odontologia, com mais espaço e novos equipamentos. A vereadora destinou recursos para a aquisição de aparelhagem completa, incluindo três cadeiras de dentista, o que vai possibilitar a ampliação dos atendimentos.
“A UBS Teotônio Vilela abrange região com mais de 24 mil pessoas, é preciso que suas instalações estejam em ordem para atender com qualidade os moradores. Como presidente da Comissão de Saúde, recebo muitas reivindicações na área e estou fazendo uma força tarefa para atendê-las da melhor forma possível”, ressaltou Edir Sales.
Na sequência o secretário seguiu para a UBS do Jardim Guairacá que necessita de ampla reforma. Através da emenda da vereadora estão contemplados diversos serviços, como troca de piso, revisão geral do telhado e das partes elétrica e hidráulica, reforma dos sanitários, pintura das áreas internas e externas, infraestrutura para instalação de ar condicionado na farmácia e adequação da sala de medicação, entre outros
Durante a visita na unidade do Jardim Guairacá, em conversa com os funcionários, o secretário detectou a necessidade de mais intervenções, incluindo a troca do mobiliário que é o mesmo há cerca de 20 anos. Ele agendou uma nova vistoria técnica para a próxima semana.
No final, Edson Aparecido fez um balanço da situação das unidades. “No Teotônio Vilela encontramos o prédio melhor estruturado, mas faltam três médicos, sendo que dois deles eram vinculados ao programa Mais Médicos, que foi suspenso recentemente pelo Governo Federal. Eram profissionais brasileiros, formados em medicina no exterior e que ainda estão em processo de validação dos diplomas. De qualquer forma, a OSS (Organização Social de Saúde) responsável pela unidade, já iniciou o processo para substituição”, explicou o secretário.
“Aqui no Guairacá o quadro de profissionais está em ordem, porém a unidade precisa de muitas melhorias. A emenda da vereadora vai suprir boa parte das necessidades, mas a Secretaria também terá que destinar verba para atender outras benfeitorias”, finalizou.