Comunidade segue questionando obra na Pinheiro Guimarães

Desde 9 de setembro ocorre obra da Subprefeitura de Vila Prudente para construir baias com cerca de 54 vagas de estacionamento a 90 graus no trecho da rua Pinheiro Guimarães, entre a avenida Anhaia Mello e a rua Mario Augusto do Carmo. Os trabalhos acontecem no canteiro lateral da escola estadual Professor Américo de Moura e desde o início, a comunidade do entorno manifestou preocupação com as árvores. Apesar de a Prefeitura garantir que não haverá necessidade de remoção de espécies; com o andamento da obra, várias pessoas estão apontando outros problemas, como algumas árvores que podem ficar com a raiz estrangulada pelo concreto e arbustos que, aparentemente, terão pouco espaço para crescer.

Um dos reclamantes ouvidos pela Folha, que trabalha com paisagismo e pediu para não ser identificado, questiona o valor do contrato, de R$ 234 mil, e o tipo de serviço que está sendo executado. “Trabalho caro para o que está sendo apresentado”, argumenta. “Tem um arbusto que, quando liberarem o estacionamento, alguém pode derrubar abrindo a porta do carro. Inacreditável aprovarem um serviço desse”, completa.

Outro questionamento de moradores do entorno é sobre a concretagem de área verde em um trecho que sofre com as constantes enchentes da avenida Anhaia Mello – como aconteceu na última terça-feira, dia 5. Uma parte do primeiro quarteirão da Pinheiro Guimarães, justamente onde acontece a obra, costuma receber água de alagamentos do corredor viário.

A Folha questionou se o serviço está sendo acompanhado por engenheiro agrônomo e mandou fotos dos principais problemas apontados para a Secretaria das Subprefeituras. A Subprefeitura de Vila Prudente informou que toda a obra, do projeto à execução, está sendo acompanhada pelo setor de áreas verdes e a Coordenadoria de Obras. Em relação ao arbusto citado, além das outras espécies, a resposta foi que o setor de áreas verdes continuará acompanhando o desenvolvimento mesmo depois da obra concluída. A Subprefeitura se comprometeu a tomar as medidas necessárias caso haja algum problema com a espécie, incluindo o transplante se necessário.

Enchentes
Quantos aos alagamentos, a Subprefeitura alegou que tem realizado inúmeras ações para diminuir os transtornos na região, como manter as galerias e os bueiros limpos e desobstruídos, além de intensificar o recolhimento de entulhos nos pontos viciados. Foi citado também que foram autorizadas obras para aumentar o escoamento das águas pluviais.

Arbusto bem próximo da área de estacionamento