Inaugurado em setembro de 2014, o Parque Sabesp Mooca “Radialista Fiori Gigliotti”, na avenida Paes de Barros, 2.107, é um importante espaço para o lazer, prática esportiva e de convivência para os cerca de 75 mil moradores da Mooca, além de ser uma das raras áreas verdes da região. No entanto, frequentadores apontam falhas no serviço de manutenção.
Um dos problemas relatados é quanto aos bebedouros espalhados pelos 21 mil m² do parque. “Em todos os pontos para beber água havia dois equipamentos. Há alguns meses muitos foram removidos e ficou apenas um em cada ponto, o que tem atrapalhado bastante devido ao fluxo de pessoas”, comentou o aposentado Rubens Rodrigues, que utiliza o parque diariamente.
Outra questão criticada é a situação do solo, que, segundo os frequentadores, está cada vez mais ressecado e sem vida. “Desde a inauguração do parque parece que o solo nunca foi adubado, pois todo material orgânico, como folhas, galhos e cascas de árvores, é recolhido, colocado em caçambas e levados para aterros sanitários. Por conta disso, o solo, vai fiando cada vez mais pobre em nutrientes e ressecado”, completou Rodrigues.
A remoção das cadeiras espreguiçadeiras, que eram bastante utilizadas, principalmente por mães que levam seus filhos para brincarem no playground, também causou insatisfação. Outra insatisfação é com o espelho d’água, que, segundo os usuários do parque, está sem utilidade.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsável pela construção e manutenção do parque, informou que os bebedouros removidos estavam com defeito e já foi iniciado o processo de compra de novos equipamentos, que serão repostos em breve. Foi ressaltado que as espreguiçadeiras foram recolhidas por causa do uso inadequado por parte de usuários mais jovens, mas serão recolocadas. Em relação ao tratamento do solo, a Companhia esclareceu que vai iniciar a instalação de uma composteira para a decomposição de materiais orgânicos e está em contato com a arquiteta do parque para rever o projeto do espelho d`água com o objetivo de tornar o espaço mais útil, seguro e agradável.