A composição M11 da Linha 15-Prata do monotrilho que ainda seria preparada para iniciar a operação comercial ontem, não conseguiu concluir a manobra dentro do Pátio Oratório. O Metrô informou que um pneu do trem se descolou da via de rolamento, mas ainda apura as causas.
Vizinhos que viram a cena e estão acostumados a acompanhar a intensa movimentação, acreditam que o problema ocorreu porque o trem “seguiu pela via errada”. As composições, que operam sem maquinistas, tem várias opções de rotas de trilhos dentro do pátio.
A composição ficou parada no pátio, nitidamente como primeiro vagão deslocado do trilho. Técnicos passaram horas inspecionado a parte dianteira do trem. Apesar do problema, o Metrô informou que a circulação de trens na Linha 15 e no pátio aconteceu normalmente ontem.
Choque de trens
No inicio do ano, na noite de 29 de janeiro, duas composições colidiram na estação Jardim Planalto, que ainda não foi inaugurada. Um dos trens seguia para uma área não operacional quando bateu no que estava parado na estação. Não houve feridos. Laudo do Metrô, divulgado uma semana depois, apontou que houve falha humana. Conforme o comunicado oficial, “a ação de um operador tornou o trem M22, que estava estacionado na plataforma da estação, invisível ao sistema de comunicação e sinalização (CBTC), causando o choque com a composição M23 que fazia uma manobra”. (Kátia Leite)
Todo cuidado é pouco, quando se trata do bem público, e de vidas humanas a serem transportadas…