Nesta quarta-feira, dia 29, em audiência pública da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, na Câmara Municipal, foi debatida a criação do parque público no antigo terreno da Esso, entre as ruas Barão de Monte Santo e Dianópolis, na Mooca. Hoje o espaço pertence à construtora São José. Integrantes do movimento Parque na Mooca Já!, além de moradores do bairro, estiveram presentes para defender a aprovação do Projeto de Lei (PL) 32/2018, de iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV), em coautoria com outros vereadores, que propõe o parque público na totalidade do terreno. A iniciativa tem apoio da Folha que luta pela causa há 16 anos.
A audiência foi comandada pelo vereador Dalton Silvano (DEM), que preside a Comissão. Ele se mostrou favorável à proposta. Também presente à audiência, o vereador José Police Neto (PSD) destacou que o PL atende aos requisitos legais para tramitar na Câmara. “No que diz respeito ao mérito e às questões ambientais, o projeto acolhe a demanda pela criação de novas áreas verdes na cidade e respeita as especificidades contidas no Plano Diretor do município. E, acima de tudo, é de interesse público, pois trará ganhos à sociedade”, afirmou.
Representando o Movimento Parque na Mooca Já!, Aluizio Tonidandel, lembrou que o vereador Natalini apresentou o PL após receber abaixo-assinado com mais de 21 mil adesões pedindo a preservação total do terreno com vegetação, como forma de melhorar o baixo índice de área verde por habitantes no bairro.
Agora será necessário aguardar o parecer do relator, o vereador Toninho Paiva (PR), que o submeterá à aprovação dos demais integrantes da comissão. Está prevista ainda uma segunda audiência pública sobre o parque na Câmara, que pode acontecer na própria Comissão de Política Urbana, na Comissão de Administração Pública ou na Comissão de Finanças e Orçamento.
Até o momento, o Projeto de Lei tem a coautoria dos seguintes vereadores: Edir Sales (PSD); Claudio Fonseca (Cidadania); Sandra Tadeu (DEM); Rinaldi Digilio (PRB); Ricardo Teixeira (DEM); Gilson Barreto (PSDB); Souza Santos (PRB); Eliseu Gabriel (PSB) e Reis (PT). (Kátia Leite / colaboração Beth Florido)
Leia também: Centenas de pessoas em ato por Parque na Mooca