Em operação assistida desde o último sábado, dia 11, o Terminal Central Vila Prudente de ônibus, na altura do número 1359 da avenida Anhaia Mello, vem recebendo elogios de usuários e profissionais do transporte. A São Paulo Transportes (SPTrans), responsável pelo espaço, também avaliou que a operação foi “plenamente satisfatória nesta primeira semana”.
O novo terminal tem interligação direta, por meio de escadas rolantes e passarelas, com a Linha 2-Verde de metrô e a Linha 15-Prata de monotrilho. Outros dois terminais complementam o serviço de ônibus municipais no trecho: o Terminal Norte, em funcionamento desde outubro de 2017, na rua Trocari; e o Terminal Sul que começou a operar em agosto de 2018 na rua Correia Barros.
Segundo a SPTrans, neste ponto da Vila Prudente, a população passa a ser atendida por 29 linhas diurnas e sete noturnas (veja a divisão das linhas por terminais e plataformas).
“Melhorou muito. Só de não precisar ficar esperando o ônibus no meio da calçada, sob o sol ou chuva, já é uma benfeitoria enorme. Acabo andando um pouco mais, mas vale a pena aguardar dentro do terminal. Me sinto mais seguro também”, comenta o aposentado João Gomes, morador da Quinta das Paineiras.
A estudante Larissa Martins, moradora do Parque São Lucas, elogiou a operação montada nesta primeira semana. “Saio da Linha 15 do monotrilho e estava preocupada de ficar perdida na segunda-feira, quando utilizei o terminal pela primeira vez, mas, foi muito tranquilo porque a Prefeitura colocou diversas pessoas para ajudar”, comentou.
Motoristas de ônibus também elogiaram o novo terminal. “Estava muito complicado atender a grande quantidade de passageiros em alguns dos pontos que foram improvisados, enquanto o terminal não era inaugurado. Agora está mais seguro para a gente trabalhar e para os usuários”, ressaltou um funcionário da Via Sul que pediu para não ser identificado.
O novo terminal oferece acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio de elevadores, rampas de acesso e piso tátil, além de contar com escadas rolantes. O espaço também tem máquinas de autoatendimento para recarga de Bilhete Único e um posto de atendimento da SPTrans que disponibilizará serviços como venda e restituição de créditos do Bilhete Único.
Travessia dentro do terminal
Um problema detectado pela reportagem nas visitas que fez nesta semana são passageiros que desembarcam dos coletivos e atravessam de uma plataforma para a outra sem utilizar as escadas rolantes, apesar dos insistentes alertas das equipes de auxílio no local.
A SPTrans ressaltou que as transferências entre plataformas devem ser feitas por meio das escadas ou elevadores por questão de segurança. Destacou ainda que caso seja constatada a necessidade de pequenos ajustes, serão implantados para melhorar a operação no local. (Kátia Leite)