Andar pelas calçadas ao lado do rio Tamanduateí, na avenida Doutor Francisco Mesquita, Vila Prudente, tornou-se uma tarefa muito difícil e perigosa. Sem receber manutenção há muito tempo, os passeios estão totalmente irregulares, repletos de buracos, ondulações e desníveis. Em alguns trechos os pedestres são obrigados a utilizarem a ciclovia pintada na pista para conseguirem transitar.
Um dos locais mais problemáticos está na altura do número 1575 na pista sentido centro. “As calçadas estão repletas de rachaduras e nenhum órgão responsável demonstra preocupação. Pode parecer que esses passeios não são utilizados, mas isso acontece em razão das pessoas evitarem passar por eles. O risco de queda é eminente”, comenta o morador da rua Rio Salinas, Marcos de Assis.
Quem também está indignado com a situação da calçada é o ambulante Dener da Silva. “Quando as pessoas optam em andar ao lado do rio elas acabam caminhando pela ciclovia, pois está muito perigoso andar no passeio. Mas, como a ciclovia está praticamente apagada, as pessoas correm o risco de serem atropeladas. Já vi motoristas invadirem a faixa de ciclistas”, comentou o ambulante que trabalha em um farol das proximidades quase todos os dias da semana.
Questionado, o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), responsável pela manutenção do rio Tamanduateí, informou que foi realizada vistoria no local e constatou que as obras de canalização do trecho citado foram concluídas em 1991 e, por isso, a manutenção de calçada e via de tráfego é de responsabilidade da administração municipal.
A Prefeitura Regional Vila Prudente informou que o engenheiro esteve no local e constatou o problema. Foi ressaltado que o órgão entrará em contato com o DAEE e colocar o local na programação para a realização dos reparos.