Na manhã de ontem, 25, policiais civis da 1ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), descobriram um laboratório de drogas no interior de uma residência na avenida Jacinto Menezes Palhares, Vila Alpina. No local foram encontrados 260 quilos de cocaína e três máquinas industriais utilizadas para embalar saquinhos com a droga. Segundo estimativa da polícia, o faturamento diário com a comercialização do entorpecente chegava a R$ 1,5 milhão. Três pessoas foram detidas no interior do imóvel.
De acordo com a polícia, a cocaína era embalada em máquinas adaptadas utilizadas na indústria para fazer sachês de catchup e mostarda. O valor de cada maquinário pode chegar a R$ 500 mil.
A ação de embalar a droga acontecia em uma edícula nos fundos do imóvel, que era alugado. Para o barulho das máquinas não chamar a atenção dos vizinhos, foi adaptado isolamento acústico no local.
Segundo a polícia, as investigações começaram há três meses após uma equipe perceber que o entorpecente estava sendo embalado de forma diferente e não era mais manual.
Foram detidos um homem de 40 anos, uma estudante de economia de 22 e uma outra mulher de 28 anos.
Na manhã do sábado, dia 23, aconteceu a 39ª edição do programa SP Cidade Linda e a região escolhida foi o distrito de São Lucas, que pertence à Prefeitura Regional Vila Prudente. O evento aconteceu na praça Mendel Hirschfeld, na altura do número 7000 da avenida Anhaia Mello, e contou com as presenças do prefeito João Doria, do vice Bruno Covas e do prefeito regional de Vila Prudente, Guilherme Brito, entre outras autoridades.
Além das ações de zeladoria típicas da Cidade Linda, como limpeza de galerias e bocas de lobo, entre outras, a praça também ganhou novo playground doado pela Federação de Trabalhadores Cristãos do Estado de São Paulo e pelo Colégio João XXIII. O presidente da Federação e da Folha, Newton Zadra, ajudou o prefeito a concluir a instalação dos brinquedos.
Outra novidade foi o anúncio do plantio de 300 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na região da Prefeitura Regional Vila Prudente, ao longo da avenida Anhaia Mello. Os exemplares foram doados pelas empresas Farah Service e Incorporadora Mitre, sem contrapartidas para o município, segundo o governo municipal.
O prefeito aproveitou a ocasião para agradecer a importância de parcerias com as empresas e se colocou à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir. Balanço
A ação continuará durante toda a semana. A avenida Anhaia Mello receberá serviços de zeladoria, limpeza e tapa-buraco. No total, a operação envolverá mais de 370 pessoas e quase 80 equipamentos.
Os trabalhos abrangem ações de jardinagem e limpeza em toda a avenida, inclusive em outras praças.
Também estão previstos serviços de manutenção de logradouros e a revisão de 1.055 bocas de lobo, bocas de leão e bueiros, com o objetivo de melhorar a drenagem. Estão programadas ainda coleta de entulho e grandes objetos e a raspagem de propagandas irregulares em postes.
A avenida também receberá 48 novas papeleiras feitas de ferro e os abrigos de ônibus passarão por ações de limpeza, com especial atenção à retirada de pichação e de cartazes irregulares.
Também foi divulgado que o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) fará a revisão dos postes e das lâmpadas e haverá a poda de 48 árvores com a ajuda da AES Eletropaulo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou ainda a revisão em todos os semáforos, manutenção das placas e 1.800 m² de sinalização horizontal.