No último dia 31, após receber denúncia de integrantes do movimento Muda Mooca, que defendem a ampliação de áreas verdes na cidade e plantam árvores de forma voluntária na região, a Prefeitura Regional Mooca autuou o hospital Sancta Maggiore, que pertence a Prevent Senior Private Operadora de Saúde. Para a ampliação das instalações, a unidade de saúde localizada na rua Tamarataca, 121/127, Mooca, podou de forma irregular quatro árvores que ficam na calçada do imóvel.
Segundo o responsável pelo movimento, Danilo Bifone, o caso veio à tona depois de dezenas de pessoas postarem relatos de indignação na página do grupo nas redes sociais. “Levamos as denúncias à Prefeitura Regional Mooca e, em pouco tempo, uma equipe de fiscalização apareceu no local e certificou-se que o serviço foi realizado sem autorização. Eles autuaram e multaram o hospital por poda irregular”, contou Bifone.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura Regional que confirmou a ilegalidade na realização do serviço e a aplicação de multa. Segundo o órgão, as árvores serão recompostas de forma natural e o caso foi encaminhado ao Departamento de Parques e Áreas Verdes do Município (DEPAVE), que acompanhará o desenvolvimento das espécies.
A reportagem procurou a Prevent Senior, a qual informou que não tem conhecimento de quem podou ou autorizou a poda nas referidas árvores. Foi ressaltado que o imóvel em questão está em reforma pelo proprietário, e a Prevent Senior, que é locatária, ainda não foi imitida na posse, ou seja, ainda não ocupou o espaço.
É proibido remover e podar qualquer árvore da cidade, em locais públicos ou privados, sem avaliação e autorização da Prefeitura. Quem flagrar uma ação irregular pode acionar a Guarda Civil Metropolitana (GCM) Ambiental pelo telefone: 153.