O Parque Sabesp Mooca “Radialista Fiori Gigliotti” foi aberto ao público na manhã do sábado, dia 13. Rapidamente o espaço de 21,2 mil m², na avenida Paes de Barros, foi tomado por famílias e grupos de amigos que puderam acompanhar diversas atividades culturais e esportivas ao longo do dia. A solenidade de inauguração contou com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Mauro Arce, e com a diretora presidente da Sabesp, Dilma Pena, entre outras autoridades da região e integrantes do Conselho que vai gerir a área verde.
Sob o sol forte, Dilma Pena destacou que gostaria de ver nuvens de chuva. “A natureza reina e portanto, quanto mais a população cresce, mais temos que nos preparar”, afirmou. Na entrada do parque eram distribuídos folhetos com dicas de economia de água.
Está previsto que o parque tenha um espelho de água, mas, apesar da área construída, um aviso esclarecia ao público que só funcionará quando ocorrer a normalização das chuvas.
O secretário enfatizou que o parque será um espaço para as pessoas cuidarem do físico e da mente e pediu que os usuários ajudem a cuidar desse bem coletivo.
As autoridades eram apresentadas intercaladas com narrações e bordões clássicos de Fiori Gigliotti, o que emocionou muitos dos presentes. O mestre de cerimônias foi o apresentador, radialista e comentarista de futebol, Milton Neves, da Rede Bandeirantes. Eles ganhou uma camisa oficial do Juventus do presidente do clube, Rodolfo Certetick.
O novo parque teve investimento de R$ 10,5 milhões da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), mediante aval do Governo do Estado. A manutenção e a segurança também ficarão a cargo da Sabesp. Foi construído sobre o maior reservatório de água da América Latina.
Funcionamento: Inicialmente havia sido divulgado que ficaria aberto até às 20h de segunda a sexta-feira, mas, nesta fase inicial, funcionará das 6 às 18h, diariamente.
FIORI GIGLIOTTI
Dentro do novo parque foi criado um museu que será voltado à educação ambiental. O espaço também abriga uma exposição em homenagem a Fiori Gigliotti, que foi morador da Mooca por 12 anos e uma das vozes mais importantes do radialismo brasileiro. Ao longo de cinco décadas de carreira, narrou 10 Copas do Mundo e imortalizou bordões que até hoje permanecem na memória dos amantes do futebol, como “E o tempo passa”, “Agora não adianta chorar”, “Uma beleeeeeeza de Gol” e “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”. A inauguração contou com a presença dos filhos do radialista, Marcelo Gigliotti e Marcos Pazzini, além de netos, bisnetos e primos que ainda residem na Mooca. “Vamos agradecer eternamente. Vocês não imaginam o tamanho da honra e orgulho para a nossa família ter uma homenagem como essa”, destacou Pazzini.
Leia mais:
Mooca: “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo” do parque que leva o nome do radialista Fiori Gigliotti