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As obras do monotrilho

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30 de agosto de 2013
admin2
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Muito se fala dos transtornos causados pelas obras do monotrilho da Linha 15 – Prata, do Metrô, que ligará a Vila Prudente à Cidade Tiradentes. Além do congestionamento crônico na Avenida Anhaia Mello, principalmente nos dias de chuva, o grande canteiro de obras afugentou diversos empresários e comerciantes que, após amargarem os prejuízos, tiveram suas portas fechadas.

Desde o início das obras do monotrilho, no final de 2009, cerca de 80% das vendas caíram. Sabemos que toda obra, ou até pequena reforma, gera um desconforto e uma necessidade de adaptação aos que sofrem diretamente com o problema. É preciso que haja uma alternativa para minimizar as dificuldades atravessadas pelo comércio, adotando medidas nesse período de obras como promoções esporádicas, negociação no valor do aluguel e redução nos custos fixos.

Quando fui deputada estadual, persisti com o governador da época, juntamente com a comunidade e imprensa local, para que se retomasse o projeto inicial: trazer o Metrô para a Vila Prudente. Foi um período de muitos desafios enfrentados por todos nós da região, e mesmo sendo a concretização de um sonho que acalentávamos por muitos anos, arcamos com o que isso representava: barulho dos maquinários, poeira e trânsito mais denso; sabíamos do salto qualitativo de vida que as pessoas teriam com a nova estação.

A questão com o monotrilho também tem exigido mais de nossa paciência. Segundo o cronograma original, o trecho compreendido entre as estações Oratório e Vila Prudente, com 2,9 quilômetros de extensão, seria entregue no final de 2010. No entanto, esse prazo foi esticado para 2014. Com isso, a expectativa da população aumenta cada vez mais, cobrando celeridade ao governo na execução da obra.

Sem dúvida alguma, a implantação desse sistema vai trazer mais desenvolvimento social e comercial, além de ampliar a oferta do transporte público na região, ligando áreas mais afastadas da cidade a polos em que se concentram um grande número de empregos. Entretanto, até as 18 estações estarem concluídas e os mais de 50 mil passageiros, por dia, serem beneficiados com esse transporte, parece que ainda teremos que engolir muita poeira.

*Edir Sales é professora, radialista, ex-deputada estadual e, atualmente, exerce o segundo mandato como vereadora da cidade de São Paulo.

 

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