No último dia 29, em cerimônia festiva, o Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo, conhecido também com SAMIAR, comemorou seis décadas na Vila Zelina, o que torna a unidade de ensino um patrimônio histórico do bairro.
Tudo começou com as irmãs franciscanas Maria Júlia Adomaitis, Maria Carolina Strelauskas, Maria Marcelina Bernott, Maria Evangelista Calvin e Maria Norberta Svirkas, que no final da década de 30 vieram de Pittsburg, nos Estados Unidos, para trabalhar junto aos imigrantes lituanos fixados na Vila Zelina.
Com poucos recursos, as irmãs começaram na região com o ensino primário, com professoras ministrando aulas num improvisado barracão do bairro, denominado de Escola São José de Vila Zelina. Aos poucos o atendimento foi sendo ampliado e foram abertas vagas para o ginásio e, posteriormente, para o ensino médio.
Sob a direção da Irmã Júlia, a unidade passou a ocupar um prédio mais novo em 1941, ao lado da Igreja de Vila Zelina, de onde finalmente transferiu-se para fixar-se no local que ocupa até hoje, na rua Campos Novos.
Apesar das aulas terem começado 11 anos antes, a data oficial de inauguração do colégio remete a 1952, quando foi erguido o primeiro prédio do Ginásio São Miguel Arcanjo, posteriormente denominado de Instituto de Educação São Miguel Arcanjo, Colégio São Miguel Arcanjo e finalmente, a partir de 2007, Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo.
Com o crescimento do bairro, também aumentou o número de alunos. Por conta disso, a antiga e simplória escola começou a ganhar altos investimentos para suprir as necessidades da emergente comunidade local e passou a ser considerada uma das referências de ensino na região.
Hoje, sob a direção das Irmãs Selma Maria dos Santos e Joanice Conceição dos Santos, a instituição de ensino tem grande infraestrutura, que, além das salas de aula, conta com uma academia que possuí piscina semi-olímpica, salas para aulas de esporte e dança e quadras poliesportivas. O complexo do colégio também conta com uma biblioteca e uma livraria.
Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo: rua Campos Novos, 153, Vila Zelina. Telefone: 2342-5000.