Considerada a via mais perigosa de São Paulo para pedestres, a avenida Sapopemba foi palco de mais um atropelamento na manhã desta quarta-feira, dia 30. Uma mulher de 82 anos atravessava fora da faixa de segurança quando foi atingida por um veículo Celta que trafegava no sentido bairro, na altura do número 3650, próximo a esquina com a rua Cantigas do Bem Querer, na Vila Diva. A vítima teve escoriações na cabeça e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que a encaminhou ao hospital municipal do Tatuapé.
De acordo com pessoas que testemunharam o acidente, a idosa preferiu se arriscar entre os carros a utilizar o semáforo para pedestres próximo ao local do acidente. “Acho que ela quis ganhar tempo e não foi até a faixa exclusiva. O motorista do veículo foi pego de surpresa, conseguiu frear, mas não o suficiente para evitar o choque com a senhora”, contou Sonia Regina, vendedora de uma loja em frente ao local do atropelamento. Ela afirmou já ter presenciado outros casos nas proximidades. “Aqui tem muito movimento e várias pessoas passam entre os carros. É preciso mais conscientização tanto dos motoristas quanto dos pedestres”, completou.
No momento do acidente uma viatura do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (DEIC) passava pelo local e os policiais civis foram os primeiros a darem assistência à vítima. Após a idosa ser socorrida, os policiais conduziram o motorista do veículo até o 29º Distrito Policial – Vila Diva, onde o caso foi registrado.
Dados
Assim como ocorreu em 2009 e 2010, no ano passado a avenida Sapopemba, a mais extensa da capital com 45 quilômetros, liderou mais uma vez o ranking da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em número de atropelamentos que resultaram em óbitos. Foram 76 mortes entre os meses de janeiro e outubro de 2011.