Os primeiros 2,9 quilômetros do prolongamento da Linha 2- Verde, via monotrilho, que ligarão a estação Vila Prudente do metrô convencional à parada Oratório levarão pelo menos mais dois anos para serem concluídos. O prazo foi anunciado pelo presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, na noite da última terça-feira, dia 2, ocasião em que esteve no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente especialmente para apresentar o projeto do novo transporte. A promoção do evento foi da Folha.
O presidente do Metrô reafirmou a promessa de levar o monotrilho até Cidade Tiradentes atingindo quase 25 quilômetros de extensão. O projeto foi dividido em três etapas, sendo a primeira delas a que está em curso ao longo do canteiro central da avenida Anhaia Mello e que compreende ainda o futuro terminal Vila Prudente interligado ao metrô e um pátio de manobra e manutenção dos trens de mais de 81 mil m² a ser construído no terreno do Jardim Independência que pertenceu à companhia inglesa Linhas Corrente. É a única etapa que já está em obras.
O chamado trecho 2 seguirá da parada Oratório até São Mateus, passando pelos distritos do São Lucas e Sapopemba, totalizando mais 10,1 quilômetros que, conforme Avelleda, serão concluídos em 2014, “coincidindo com a Copa (do Mundo de Futebol)”. Depois serão mais 11,5 quilômetros até Cidade Tiradentes e o prazo final (2015 ou 2016) ainda depende das obras de duplicação da avenida Ragueb Chohfi, onde a Companhia do Metrô instalará mais um pátio para manobras dos trens. Quando chegar neste ponto, os estudos apontam que o monotrilho estará transportando 550 mil usuários/dia. O carregamento estimado é de 40 mil passageiros/hora por sentido.
Enquanto estiver operando apenas no trecho Vila Prudente – Oratório serão utilizados quatro trens de sete carros. A capacidade de cada trem é de mil passageiros. Ao todo, o projeto demandará 54 trens que segundo o presidente do Metrô, já estão contratados.
Os trens funcionarão com tração elétrica e correrão sobre pneus em uma via elevada entre 12 e 15 metros de altura, dependendo do trecho.
Avelleda ressaltou ainda que os trens do monotrilho terão velocidade média semelhante aos do metrô convencional. “Atingirão de 38/40 km/h enquanto o metrô faz 35/36 km/h”, comparou. “De Cidade Tiradentes até a Vila Prudente com o monotrilho serão 35 minutos”.
Leia também: