O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, acompanharam na manhã desta sexta-feira, dia 5, o içamento da primeira viga de concreto armado que fará o suporte da plataforma na futura estação Vila Prudente do monotrilho. A parada será suspensa e terá interligação com o metrô e também com o Expresso Tiradentes, que ganhará um terminal próprio embaixo da estação do monotrilho.
As obras acontecem no canteiro localizado no cruzamento das ruas Cavour, Ibitirama e avenida Anhaia Mello, mas no decorrer dos trabalhos a avenida será deslocada para lateral, de maneira que o terminal ficará instalado no canteiro central. A previsão de conclusão das obras deste primeiro trecho do monotrilho que seguirá até a estação Oratório, num percurso de 2,9 km, é no segundo semestre de 2013.
Dois guindastes foram usados para içar a viga de concreto armado que mede 27m de comprimento, 2,50m de altura e 1,10m de largura. O peso aproximado é de 80 toneladas – equivalente a cerca de 100 automóveis. Outras sete vigas semelhantes também serão içadas e de acordo com Avelleda, o trabalho deve estar concluído até domingo. Todas as vigas foram fabricadas no próprio canteiro de obras.
Posteriormente, nos pilares ao longo da avenida Anhaia Mello, o o mesmo trabalho exigirá uma operação de logística: carretas farão o transporte e o içamento das vigas ocorrerá sempre de madrugada, período em que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) interromperá o tráfego de veículos na via.
O monotrilho será a extensão da Linha 2 –Verde do metrô convencional e a promessa do Governo do Estado é levar o transporte até Cidade Tiradentes. A tecnologia é fornecida pela fabricante canadense Bombardier, que usará sua fábrica em Hortolândia, interior de São Paulo, para montar com índice de nacionalização de equipamento superior a 60%, 53 dos 54 trens que atenderão o sistema. Somente o primeiro trem virá da matriz no Canadá.
“É uma obra impressionante de engenharia, empregando também uma nova tecnologia. Um trabalho desta precisão destaca nossa força na área de engenharia. Hoje estou aqui para agradecer em nome de toda população da região metropolitana”, afirmou o secretário Jurandir Fernandes.
A extensão da Linha 2-Verde está orçada em R$ 2,4 bilhões, incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens.
Monotrilho: trecho Vila Prudente/Oratório será concluído no segundo semestre de 2013